No complexo sistema de memória, a forma como se percebe um produto influencia sobremaneira as associações seguintes. Desse modo, você pode pensar em redes associativas de memória. Observe, a partir disso, um exemplo de rede associativa de carros. Descrição da imagem não disponível Com base no exemplo acima, escolha um outro produto de sua preferência e pense em uma rede associativa para ele. Elabore, então, uma breve apresentação de sua rede, nomeando e descrevendo as associações pensadas por você (no mínimo três). Após, identifique pelo menos um traço relacionado à forma como a memória foi armazenada e justifique.
Respostas
Resposta: Padrão de resposta esperado
É importante entender a rede associativa para um produto de sua escolha, identificando e relacionando categorias:
Primeira associação -o carro foi pensado enquanto meio de transporte e como meio de praticar esportes (corrida de velocidade, por exemplo). Assim, poderia ser nomeada de finalidade.
Segunda associação - o carro foi associado às características popular e de luxo. Poderia ser nomeada como valor de mercado.
Terceira associação - ao carro popular, foi associado o significado jovem, possivelmente porque os jovens possuem menor probabilidade de possuir carros de luxo do que os mais velhos, principalmente quando ainda são sustentados pelos pais. Essa associação poderia ser chamada de tipos de usuários.
Quanto ao armazenamento do traço de memória de uma marca, conforme Solomon (2016), podem ser assim caracterizados:
Específica à marca: a memória é armazenada com base nas afirmações feitas pela marca específica à propaganda. A memória é armazenada com base no meio ou no conteúdo do anúncio em si, identificação da marca. A memória é armazenada com base no nome da marca.
Categoria de produto: a memória é armazenada com base em como o produto funciona ou onde ele deve ser utilizado.
Reações de avaliação: a memória é armazenada como emoções positivas ou negativas.
No exemplo do carro, o armazenamento relacionado à categoria de produto (o carro é utilizado como meio de transporte) perfaz armazenamento de memória relacionado a como o produto pode ser utilizado.
Explicação: