O amor trovadoresco não exprime um ajustamento da realidade e do conceito do amor e do amar, mas é um conceito que quer operar sobre a realidade, transformá-la, ou seja, converter a situação passiva da mulher em princípio activo, a mulher que inspira o amor que integra a personalidade do homem, a fim de que este reconquiste a sua natureza una, perdida na pluralidade que o escraviza (...) a valorização do princípio feminino, a exaltação do amor como portador do valor da unificação que liberta, é uma arma de combate contra a autoridade que oprime o livre exercício do indivíduo.
CORREIA, N. Cantares dos trovadores galego -portugueses (seleção, introdução, notas e adaptação). Lisboa: Editorial estampa, 1978, p. 27.
Refletindo sobre o excerto, é possível afirmar que as cantigas líricas do Trovadorismo apresentam
Alternativas
Alternativa 1:
um eu-lírico feminino nas cantigas de escárnio, para destratar os homens.
Alternativa 2:
um eu-lírico neutro nas cantigas de amigo, para destacar o amor verdadeiro.
Alternativa 3:
um eu-lírico masculino nas cantigas de amigo, por valorizar o papel da mulher.
Alternativa 4:
um eu-lírico feminino nas cantigas de amor, para destacar as belezas naturais.
Alternativa 5:
um eu-lírico masculino nas cantigas de amor, destacando a vassalagem amorosa.
Respostas
A base do Trovadorismo se dá a partir das cantigas, no caso apresentado, vemos o amor, o destaque da vassalagem amorosa e os sentimentos por parte do Eu lírico.
Como podemos explicar o trovadorismo?
O trovadorismo pode ser entendido como um movimento literário que teve sua escanção por volta do século XI, junto da expansão da igreja, período esse em que as instituições religiosas estavam totalmente associadas a vida e aos aspectos sociais, ditando valores e como a vida deveria ser seguida segundo aos princípios da fé.
Quais os tipos de cantiga no trovadorismo?
Vemos a cantiga de amor, a cantiga de amigo, a cantiga de escárnio e a cantiga de maldizer.
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Resposta:
Alternativa 5:
um eu-lírico masculino nas cantigas de amor, destacando a vassalagem amorosa.
Explicação:
Na cantiga de amor, o personagem masculino, senhor ou cavalheiro, dirigi-se à mulher amada, quase sempre distante, idealizada, inatingível. O eu-lírico masculino e sofredor se coloca na cantiga como vassalo, fiel à sua senhora, dama da corte, objeto de seu desejo. Página 20 do livro.