Considere um casal de indivíduos que apresentam o mesmo fenótipo e que após um cruzamento geraram um descendente com fenótipo diferente deles. Se essa característica for mono-híbrida podemos concluir que: O genótipo parental é heterozigotos recessivos para essa característica e o filho homozigoto dominante. O genótipo parental é homozigoto recessivo para essa característica e o filho heterozigoto dominante. O genótipo parental é obrigatoriamente homozigoto dominante para essa característica e o filho heterozigoto recessivo. O genótipo parental é obrigatoriamente heterozigotos para essa característica e o filho homozigoto recessivo. Tanto o genótipo parental quanto o descendente são heterozigotos para essa característica.
Respostas
A partir dos devidos cruzamentos realizados, concluímos que a alternativa correta é a quarta proposição.
- Mas como saber disso ?
É bastante simples, vamos anotar o que a questão nos informou, o casal de indivíduos apresentam o mesmo fenótipo, e após um cruzamento, geraram um descendente com fenótipo diferente.
Vamos imaginar um fenótipo dominante dado por ''A'', e um fenótipo recessivo dado por ''a''. Se o fenótipo é dominante, isso significa que apenas com a presença do alelo dominante no genótipo do indivíduo, já vai ser apresentada a característica, sendo assim, 2 genótipos são possíveis, a saber :
- Homozigoto dominante (AA)
- Heterozigoto (Aa)
Enquanto que um fenótipo recessivo, por ser condicionado por um alelo recessivo, será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (aa).
Com essa lógica, vamos resolver a questão.
Os pais possuem o mesmo fenótipo, ou seja, ou ambos são dominantes no fenótipo, ou ambos possuem características recessivas. Entretanto, realizando o cruzamento pelo método do quadro de punnett, nós descobrimos que esse casal não pode ser qualquer tipo de homozigoto, seja ele dominante ou recessivo, e vamos comprovar isso com cruzamentos :
- Sendo ambos homozigotos dominantes :
A A
A AA AA
A AA AA
Perceba que desse cruzamento, todos os descendentes são iguais no fenótipo, entretanto, eles tiveram um filho com fenótipo diferente, sendo assim, esse casal não é homozigoto dominante.
- Sendo ambos homozigotos recessivos :
a a
a aa aa
a aa aa
Perceba que a partir da análise desse cruzamento, concluímos que se esse casal fosse homozigoto recessivo, teriam apenas descendentes iguais ao seu fenótipo, logo, esse não é o genótipo do casal.
- Sendo um homozigoto dominante e outro heterozigoto :
A a
A AA Aa
A AA Aa
Desse cruzamento, perceba que apesar de gerar indivíduos com genótipos diferentes (AA e Aa), o fenótipo é o mesmo da geração parental, sendo assim, esse também não pode ser o genótipo dos membros desse casal.
- Mas sendo ambos heterozigotos :
A a
A AA Aa
a Aa aa
Desse cruzamento, perceba que existem descendentes que possuem o fenótipo diferente da geração parental, sendo assim, descobrimos o genótipo do casal na questão, agora basta analisar as proposições.
- Análise das proposições :
1) O genótipo parental é heterozigoto recessivo para essa característica e o filho é homozigoto dominante ❌
De primeira poderíamos anular essa questão, já que não existe a denominação de um genótipo heterozigoto recessivo, apenas heterozigoto, além do que o filho é homozigoto recessivo.
2) O genótipo parental é homozigoto recessivo para essa característica e o filho heterozigoto dominante ❌
Pelo mesmo motivo da proposição acima estar errada, o genótipo do casal é heterozigoto e não homozigoto recessivo, além disso, não existe heterozigoto dominante, apenas heterozigoto.
3) O genótipo parental é obrigatoriamente homozigoto dominante para essa característica e o filho heterozigoto recessivo ❌
Falso, se o genótipo parental fosse homozigoto dominante, todos os descendentes também seriam homozigotos dominantes, além disso, o descendente não é heterozigoto recessivo e sim homozigoto recessivo.
4) O genótipo parental é obrigatoriamente heterozigoto para essa característica e o filho homozigoto recessivo ✔
5) Tanto o genótipo parental quando o descendente são heterozigotos para essa característica ❌
Errado, o descendente é homozigoto recessivo e não heterozigoto.
Em suma, a partir da análise da questão, concluímos que ambos são heterozigotos e o descendente é homozigoto recessivo.
Bons estudos e espero ter ajudado :D
Resposta: O genótipo parental é obrigatoriamente heterozigoto para essa característica e o filho homozigoto recessivo
Explicação: