• Matéria: Sociologia
  • Autor: micaelesueira10
  • Perguntado 3 anos atrás

Os fatos sociais devem ser tratados como coisas – eis a proposição fundamental de nosso método, e a que mais tem provocado contradições. [...] Com efeito, não afirmamos que os fatos sociais sejam coisas materiais, e sim que constituem coisas ao mesmo título que as coisas materiais, embora de maneira diferente. Com efeito, que é coisa? A coisa se opõe à ideia, como se opõe entre si tudo o que conhecemos a partir do exterior e tudo o que conhecemos a partir do interior. É coisa todo objeto de conhecimento que a inteligência não penetra de maneira natural, tudo aquilo de que não podemos formular uma noção adequada por simples processo de análise mental, tudo o que o espírito não pode chegar a compreender, senão sob a condição de sair de si mesmo, por meio da observação e da experimentação, passando progressivamente dos caracteres mais exteriores e mais imediatamente acessíveis para os menos visíveis e mais profundos. Tratar fatos de uma certa ordem como coisas não é, pois, classificá-los nesta ou naquela categoria do real; é observar, com relação a eles, certa atitude mental. Seu estudo deve ser abordado a partir do princípio de que se ignora completamente o que são e de que suas propriedades características, assim como as causas desconhecidas de que estas dependem, não podem ser descobertas nem mesmo pela mais atenta das introspecções.

​Considerando as informações apresentadas no texto e o conteúdo estudado, avalie as afirmações a seguir.

I. Todo fato social deve ser, necessariamente, exterior e coercitivo. Exterior por se tratar de normas que não foram criadas isoladamente por cada indivíduo, mas sim coletivamente, e coercitiva por punir àqueles que não as cumprem.
II. Durkheim destaca o aumento da autonomia individual nas sociedades modernas, ao qual o indivíduo predomina sobre o coletivo, diferentemente das sociedades tribais, por exemplo.
III. A educação é um bom exemplo de um fato social, considerando que nenhum indivíduo nasce com conhecimentos prévios e normas de condutas necessárias para a vida em sociedade. Por esse motivo, a sociedade tem que, necessariamente, educar os seus membros para que seja possível uma organização social.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III

Respostas

respondido por: nataliaferreir51
3

Resposta:

I e III

Explicação:

1. existem duas principais características que

precisam estar presentes para que se identifique um fato social: exterioridade

e coercitividade. Exterioridade está relacionada ao fato de que as normas são

estabelecidas fora da consciência dos indivíduos e que elas existem independentemente da aceitação particular deles.

Esta característica está relacionada à coercitividade, como dito, os fatos sociais

são permeados de normas que são impostas aos indivíduos que integram uma

sociedade, sendo que o descumprimento destas provoca punições, que podem

ser físicas e, especialmente, morais.

2.  Na percepção de Durkheim, mesmo com esse aumento

da autonomia individual na sociedade moderna, o coletivo predomina sobre o individual, a sociedade predomina sobre o indivíduo.

3. O indivíduo não nasce sabendo destas normas sociais, ele as aprende. Por

isso, a educação é sempre um dos meios mais utilizados por Durkheim (1972)

para explicar os aspectos que envolvem o fato social. O autor explica que a sociedade educa os seus membros para que aprendam desde crianças as regras que

regem a vida social. Isso ocorre por meio da transmissão de conhecimento entre

as gerações, os mais velhos explicando aos mais novos; e também, nas escolas e

instituições de um modo geral.

respondido por: Matheusieti
0

Durkheim observou a autonomia do indivíduo como parte de um processo que se interliga ao desenvolvimento social, considerando a educação não apenas sobre conhecimentos prévios e normas de conduta mas sob o olhar das normas e das coercitividades.  Apenas I e III.

Como podemos observar o olhar de Durkheim sobre a sociedade?

Durkheim foi um pensador científico do campo social que definiu os fatos sociais e como o indivíduo está inserido em atividades coercitivas que o disciplinam para viver coletivamente, logo, a sociedade faz parte de um processo coletivo, onde o indivíduo entre os conhecimentos prévios e normas de conduta.

Sobre as ideias de Max Weber:

https://brainly.com.br/tarefa/23840279

#SPJ5

Anexos:
Perguntas similares