O currículo padrão, o currículo de transferência é uma forma mecânica e autoritária de pensar sobre como organizar um programa, que implica, acima de tudo, numa tremenda falta de confiança na criatividade dos estudantes e na capacidade dos professores! Porque, em última análise, quando certos centros de poder estabelecem o que deve ser feito em classe, sua maneira autoritária nega o exercício da criatividade entre professores e estudantes. O centro, acima de tudo, está comandando e manipulando, à distância, as atividades dos educadores e dos educandos.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
Com base nos estudos sobre Paulo Freire e seus impactos na educação mundial, analise as afirmações a seguir:
I - Podemos afirmar que o método de ensino de Paulo Freire é baseado em relações rígidas entre professor e aluno.
II - Para compreendermos a pedagogia de Paulo Freire, temos que compreender dois conceitos importantes e a relação entre eles: opressores e oprimidos.
III - Paulo Freire faz uma crítica à Educação Bancária, na visão freireana, esse modelo de educação parte do pressuposto que o aluno nada sabe e o professor é detentor do saber.
IV - Na lógica da Educação Bancária o currículo mantém uma concepção epistemológica arraigada no empirismo, por meio de uma escola tradicional, onde o saber é fechado e o educando é concebido como aquele que recebe a transferência do conhecimento e de informações.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
6
Com base nos estudos sobre Paulo Freire e os impactos que o mesmo teve na educação mundial, sabe-se que as afirmações II, III e IV estão corretas.
Características de Paulo Freire
- Paulo Freire é autor de "Pedagogia do Oprimido" e um patrono da educação brasileira, ficou conhecido por criar um método de alfabetização para adultos e por desenvolver um pensamento onde é defendido que a educação deve ter como principal objetivo a conscientização do estudante.
- Em seus estudos ele apresenta dois conceitos (oprimidos e opressores) assim como a relação entre eles e critica a educação bancária, dado que neste modelo o professor é o detentor do saber e o aluno não tem conhecimento a oferecer.
Entenda mais sobre Paulo Freire aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/26076618
#SPJ1
Anexos:
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás