Você sabia que a necessidade de criar uma base curricular, a partir das alterações realizadas pela LDB em 1996, fez com que outros documentos fossem elaborados? Nesse contexto, nos anos seguintes à aprovação dessa lei, o MEC construiu um documento denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs), cuja intenção era de nortear as ações pedagógicas dos docentes em conformidade com as pretensões da LDB. Os PCNs, elaborados a 23 anos, são considerados como a primeira versão de direcionamentos curriculares.
BARREIROS, Glaucia Britto. Prática de Ensino: Princípios Legais e Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021. [Unidade 1, p.12].
Considerando os documentos para a educação no Brasil, avalie as afirmações abaixo:
I. Assim como a ciência, as leis educacionais e o currículo do ensino são modificados, reestruturados e atualizados com bastante frequência e nós precisamos entender a sua construção e acompanhar essas modificações.
II. Nossas interpretações sobre as leis interferem no modo como conduzimos o processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos; conhecer os princípios também é um referencial do que devemos planejar em nossas aulas de Ciências e Biologia.
III. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento mais completo recentemente aprovado, foi desenvolvido para cumprir o antigo propósito da LDB de organização e sistematização dos conteúdos trabalhados na escola, princípios esses que norteiam as ações pedagógicas do professor em sala de aula e auxiliam no planejamento das aulas.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V.
Alternativa 2:
F, F, V.
Alternativa 3:
V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, F.
Alternativa 5:
V, V, V.
rosioli36:
pág. 12 e13
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
todas v
Explicação:
pg 12 e 13
respondido por:
1
A alternativa correta é 5 - todas as afirmações são verdadeiras porque condizem com o comportamento esperado em sala de aula e fora dela, por parte de docentes capacitados, de acordo com a BNCC.
A BNCC - momentos históricos.
- É aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394 em 20 de dezembro de 1996, que em seu Artigo 26 regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica.
- Em 1997 são consolidados, em dez (10) volumes, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano
- Em 1998, para o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
- 2000, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), em 4 partes, com funções de difundir os princípios da reforma curricular e orientar o professor na busca de novas abordagens e metodologias.
- Em 2008 é instituído e funciona até 2010 o Programa Currículo em Movimento.
- 2010: Dá-se a Conferência Nacional de Educação (CONAE), com a presença de especialistas para debater a Educação Básica, onde é levantada a pauta da criação de uma Base Nacional Comum Curricular; DCNs; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
- Em 2011, Resolução n.7, de 14 de dezembro de 2010, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos.
- A Resolução n. 2, de 30 de janeiro de 2012, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
- Em 4 de julho de 2012, institui-se o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as ações do Pacto que definem suas Diretrizes Gerais.
- Em 22 de novembro de 2013 - Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio, ou PNFEM.
- 25 de junho de 2014 - regulamentação do Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência de 10 anos. O Plano tem 20 metas para a melhoria da qualidade da Educação Básica e 4 falam sobre a Base Nacional Comum Curricular.
- Entre 19 e 23 de novembro de 2014 é realizada a 2º Conae.
- A Portaria n. 592, de 17 de junho de 2015, Institui a Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular.
- Setembro de 2015 a 1ª versão da BNCC é disponibilizada.
- Dezembro de 2015 - mobilização das escolas de todo o Brasil para a discussão do documento preliminar da BNC.
- 2016 - a 2ª versão da BNCC é disponibilizada.
- Em abril de 2017, o MEC entregou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
- Dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, insituíta em 22 de Dezembro.
- Dezembro de 2018. Ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio. O Brasil então possuía uma Base com as aprendizagens previstas para toda a Educação Básica.
Mais sobre a história do impacto de mudanças sobre o ensino do país aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53302471
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás