"A neurociência é muito importante para a educação, considerando as questões levantadas pelos educadores no sentido de propor um trabalho pedagógico que contribua para a aprendizagem dos estudantes. Na concepção de Luria (1903-1978), o cérebro é um sistema biológico que está em constante interação com o meio, ou seja, as funções mentais superiores são desenvolvidas durante a evolução da espécie, da história social, e do desenvolvimento de cada indivíduo" (SOUSA; ALVES, 2017, p. 320). Por fim, observa-se que o cérebro possui uma capacidade de plasticidade espetacular, isto é, "o cérebro humano pode revitalizar-se (neuroplasticidade) e apresenta outras possibilidades para trabalhar o processo de ensino e aprendizagem. Já que o cérebro é dinâmico, tem a capacidade de mudar em resposta aos desafios da sociedade moderna. Essa visão permite mudanças nas ações dos educadores, compreendendo que nada é determinante, podendo-se obter resultados cada vez melhores a partir de novas práticas pedagógicas" SOUSA; ALVES, 2017, p. 322). SOUSA, A. M. O. P. ; ALVES, R. R. N. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem, Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 105, p. 320-331, 2017. Acesso em: 20 nov. 2019. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I - Luria (1978) defende que o cérebro humano é dinâmico e tem a capacidade de mudar suas respostas diante dos desafios da sociedade moderna. Essa visão permite mudanças nas ações dos educadores, compreendendo que nada é determinante, podendo-se obter resultados cada vez melhores a partir de novas práticas pedagógicas. II - Considerando a plasticidade do cérebro humano, parece ser necessário que os professores mudem as ações pedagógicas, uma vez que nada é determinante e pode-se obter resultados cada vez melhores a partir de novas práticas pedagógicas. III - A intervenção pedagógica se faz necessária para o desenvolvimento do sujeito, já que conduzir uma sala de aula requer competências básicas que não podem ser desconsideradas,
Respostas
Com relação a influência da neurociência na educação, concluímos que apenas a sentença IV está errada.
- Sequencia correta: I, II, III
Neurociência e a Educação
O entendimento do desenvolvimento cognitivo e as formas que o cérebro de um organismo trabalha em relação a aprendizagem é fundamental para tomada de decisão e o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes; nesse sentido, a neurociência é fundamental, pois ela estuda o cérebro e toda a sua fisiologia. Uma das descobertas neurocientíficas é justamente que um cérebro saudável não é estático e se mantem sempre se desenvolvendo de alguma forma específica, com isso, concluímos que as habilidades cognitivas não são herdadas geneticamente, mas sim adquiridas de acordo com a interação do organismo com o meio.
Sentenças que não foram colocadas no enunciado
III - A intervenção pedagógica se faz necessária para o desenvolvimento do sujeito, já que conduzir uma sala de aula requer competências básicas que não podem ser desconsideradas, por exemplo: saber, saber fazer, e, sobretudo, saber ser.
IV - As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento da criança são herdadas geneticamente. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal dessa criança não influenciarão em nenhum momento sua forma de pensar.
Para aprender mais sobre neurociência, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/20679781
#SPJ4
Resposta:
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação: