Respostas
É importante contar a história de Edward Colston e do bandeirante Manuel de Borba Gato para que se possa concluir a relação entre eles.
Edward Colston, nascido em Bristol, foi um comerciante influente que criou fortes relações com:
- Espanha
- Portugal
- Itália
- África
Prosperando nos negócios com a venda de tecido, óleo, vinhos e diferentes frutas, ingressou no comércio de riquezas na Costa Oeste da África e se tornou comerciante de:
- Ouro
- Prata
- Marfim
- Escravos
Durante o período que ingressou no comércio na Costa Oeste da África, estima-se que tenha feito parte de um negócio genocida que retirou muitos africanos de seus países, estima-se aproximadamente 84 mil, para serem comprados e que uma parcela, por volta de 19 mil, tenham morrido durante o trajeto cruel.
Através do dinheiro ganho com os metais preciosos e os escravos, Edward investiu em caridade por toda a cidade de Bristol:
- Construção e reforma de escolas
- Abrigos de pobres
- Hospitais
- Igrejas
Foi nomeado como o maior benfeitor da história de Bristol e ganhou uma estátua em 1895, porém quando veio à tona a natureza pela sua fortuna iniciaram-se debates e em 2020 sua estátua foi derrubada.
O mesmo debate vem sendo realizado para o Bandeirante Manuel de Borba Gato, fato este que os relacionam, um desbravador paulista, descobridor de ouro, exerceu cargo de juiz ordinário de Sabará, no entanto apresenta histórico de captura e, escravização de diversos indígenas e negros durante suas explorações.
Existem propostas na assembleia legislativa de São Paulo em tramitação que propõem retirada de monumentos que façam homenagem a escravocratas em espaços públicos.
Entenda mais sobre comércio escravo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/17946924
#SPJ11