O acesso ao consumo e ao bem-estar que seriam proporcionados pelo desenvolvimento são universais, isto é, podem ser usufruídos por to das as pessoas que assim o desejarem? E os impactos consequentes desse modelo de desenvolvimento são sentidos de maneira igual por todos? Justifique suas respostas.
Imagine que você foi convidado pela prefeitura de sua cidade para construir, em conjunto com outros habitantes, um projeto de desenvolvimento to inovador na área de mobilidade urbana
• Quais seriam as principais propostas desse projeto a fim de garantir o desenvolvimento da mobilidade urbana em sua cidade, sem gerar impactos negativos sobre a sociedade e o meio ambiente, levando as inovações para o maior número de habitantes possível?
Respostas
Resposta:
Ampliar as ciclovias: Esse hábito, além de contribuir para a saúde das pessoas, oferece uma nova alternativa e o cidadão pode abrir mão de usar o carro ou o transporte público para se locomover com sua bicicleta.
Controlar as novas construções: Com o planejamento correto é possível implementar políticas que ajudem a controlar o impacto das novas construções na cidade e até incentivar a adoção de práticas sustentáveis pelas construtoras. Para determinar o tamanho de uma nova construção, deveria antes realizar um cálculo técnico para entender o impacto dela na circulação das pessoas que passam pela região.
Trocar o combustível: Todos os combustíveis lançam no ar poluentes que prejudicam o meio ambiente. Dos que são usados no Brasil, o pior é o diesel (que solta aquela fumaça preta) e o que libera menos poluentes é o álcool. Nesse caso, investir em frotas de veículos coletivos que usem combustíveis com baixa emissão de poluentes pode trazer grandes melhorias para a qualidade do ar na cidade.
Explicação: