Respostas
Todo cozinheiro sabe que, ao fazer macarrão, deve-se colocar a água para ferver em uma panela fechada e em fogo alto. Ao levantar fervura adiciona-se o sal, cessando a ebulição, que volta a acontecer poucos segundos depois. Nesse momento é hora de adicionar a massa e abaixar o fogo. Tudo isso sem o conhecimento físico-químico.
Cientificamente, sabe-se que a panela fechada mantém o vapor de água formado preso, e num sistema fechado, a perda de calor para o meio é menor, o que proporciona um aumento da temperatura mais acelerado.
Mas por que a adição de sal deve acontecer após a fervura? O sal, que é um soluto não volátil, diminui a pressão de vapor da água, aumentando seu ponto de ebulição. Com um PE maior, fica mais difícil levantar fervura.
Uma vez que a água está fervendo, manter o fogo alto só queimará mais gás, pois durante esse processo a temperatura da substância se mantém constante no ponto de ebulição. Então, se a água com sal ferve a mais ou menos 105°C, a temperatura nunca chegará a 106°C.
Entramos com mais um conhecimento popular, que é a utilização da panela de pressão. Nesse equipamento, muito comum nas cozinhas, a pressão interna pode chegar ao dobro da pressão atmosférica, e em uma pressão maior a água tem mais dificuldade para ferver, aumentando seu ponto de ebulição para até 120°C, cozinhando alimentos mais difíceis em um tempo muito menor.