• Matéria: História
  • Autor: saky12haruno
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir.

Não devemos imaginar as cidades antigas de acordo com as que costumamos ver nos dias de hoje. Constroem-se algumas casas, e temos uma aldeia. Insensivelmente o número de casas aumenta, e temos a cidade; e, se for o caso, acabamos por rodeá-la por um fosso e uma muralha. Uma cidade, entre os antigos, não se formava com o tempo, pelo lento cresci- mento do número dos homens e das construções. Fundava-se uma cidade de um só golpe, inteiramente, em um dia. Mas era necessário que a cidade fosse constituida antes, o que era a obra mais difícil, e ordinariamente a mais longa. Uma vez que as familias [...] concordavam em se unir e em adotar o mesmo culto, logo se fundava a cidade, para ser o santuário desse culto comum. Também a fundação de uma cidade sempre constituiu ato religioso.

Agora, com base em sua leitura, responda às questões a seguir no caderno.

1. Por qual motivo o autor do texto afirma que a fundação de uma cidade na Antiguidade se constitui um "ato religioso"?

(PFVV AJUDEM, É PRA AMANHÃ!!)​

Respostas

respondido por: erickm5
0

O autor do texto afirma que a fundação de uma cidade se constitui em um ato religioso porque as Igrejas eram marcos civilizatórios, ao redor das quais as pessoas e famílias se dispunham a criar uma comunidade dedicadas à religião.

A importância da Igreja nas cidades

A presença das igrejas constituíam ao mesmo tempo uma importância política, social, comunitária e religiosa, pois naquele tempo estes conceitos eram praticamente indissociáveis uns dos outros.

As igrejas garantiam que a comunidade ao redor delas persistisse, unida, sob sociedade, comunidade e fé.

Saiba mais sobre as igrejas nas cidades antigas em https://brainly.com.br/tarefa/44089606

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares