Respostas
4- Qualquer dilatação é resultado da absorção de calor pelas moléculas de um material. Uma dilatação superficial diz respeito ao aumento da área (comprimento x largura ou altura) de uma superfície exposta ao calor.
Já numa dilatação volumétrica, considera-se o volume pois essa dilatação ocorre nas 3 dimensões de um sólido: comprimento e largura (superfície ou área) e também profundidade.
Obs.: Embora fale-se em tipos de dilatação térmica (linear, superficial e volumétrica) toda dilatação, na prática, é necessariamente volumétrica.
5- Alguns exemplos:
⇒Ao soprarmos dentro de uma bexiga de festa (balão de borracha), esta se expande, aumentando de tamanho. Isso acontece porque introduzimos ar em seu interior e ele pressionou a borracha fazendo o balão "crescer". Ao soltá-la, a pressão do ar saindo da bexiga faz com que ela se movimente de forma rápida;
⇒Se tamparmos o bico de uma seringa de injeção vazia, ao tentarmos empurrar o êmbolo até o final (o "bico") isso não será possível pois há ar presente no interior da seringa.