"Em 12 de março [de 1947], Truman pronunciou um discurso ante o Congresso no qual desenhou novos objetivos e estratégias para a política exterior estadunidense, que logo se conheceu como ‘doutrina Truman’. A base dessa política foi uma visão maniqueísta da situação mundial do pós-guerra, entendida como a confrontação entre dois ‘modos de vida’: o ‘mundo livre’ contra o ‘comunismo’. " CRESPO, Horácio. El comunismo mexicano y la lucha por la paz en los inícios de la Guerra Fría. Hist. Mex. , vol. 66, n. 2, 2016, p. 666 – 667. Tradução livre. Adaptado. A Doutrina Truman foi o/a
Respostas
respondido por:
0
A Doutrina Truman tinha por base o termo "contenção": os Estados Unidos não atacariam a União Soviética, mas deveriam "conter" o comunismo e impedir que ele se espalhasse pelo mundo. Essa doutrina seria adotada em toda a Guerra Fria.
A Guerra Fria
A Guerra Fria (1947-1991) foi o antagonismo de Estados Unidos e União Soviética, assim como de suas ideologias, respectivamente o capitalismo e o comunismo. Pela Doutrina Truman, os Estados Unidos não entraram em guerra direta, mas fizeram intervenções militares em diversos países onde o comunismo existia (ou onde achavam que ele seria uma ameaça), como Vietnã e Chile.
Saiba mais sobre a Doutrina Truman: https://brainly.com.br/tarefa/917706
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás