*Os autores dos textos John Locke e Montesquieu tem teses fundamentadas principalmente no:
4 pontos
Liberalismo e parlamentarismo.
Absolutismo e divisão em três partes dos poderes políticos.
Divisão em três partes dos poderes políticos e parlamentarismo.
Liberalismo e divisão dos poderes políticos em três.
Os dois autores acima fazem críticas em comum com relação ao:
*
4 pontos
Capitalismo, um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos, e da mobilidade social, o movimento de pessoas em um sistema de hierarquia social.
Comunismo, uma ideologia política e socioeconômica, com a pretensão de promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária apátrida e sem classes sociais, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
Antigo Regime, um regime político centralizado e absolutista, em que o poder era concentrado nas mãos do rei e onde nobreza e clero possuíam muitos privilégios.
Feudalismo, um sistema político, econômico e social, baseado na agricultura e tendo a terra como sua maior riqueza, predominante na Europa Ocidental entre o início da Idade Média até a afirmação dos Estados modernos, e do poder da Igreja.
Respostas
respondido por:
2
Montesquieu e John Locke, ambos filósofos de grande influência para a Modernidade, durante os séculos XVII e XVIII, faziam críticas em comum ao Antigo Regime. Ambos lutaram contra o Absolutismo, para diminuir o poder concentrado na nobreza e no clero.
Quais eram as críticas ao Absolutismo?
Montesquieu, pensador francês do Iluminismo, tinha como ideia a separação do poder em três instâncias: Executivo, Legislativo e Judiciário. O inglês John Locke também propôs uma divisão do poder, para que houvesse paridade entre o rei e o parlamento, assim diminuindo o poder da nobreza. Ambos os pensadores buscavam criticar o Absolutismo a partir da defesa da liberdade individual.
Saiba mais um pouco sobre as ideias de Montesquieu e de John Locke aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6655185
#SPJ9
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás