Respostas
Resposta:
Introdução. A função da indústria é produzir mercadorias, processando insumos com uso de bens de capital e mão de obra. A função do comércio é transformar mercadorias em dinheiro. Todo capitalista adianta seu capital (vulgarmente “pôr o dinheiro na frente”) com a finalidade de incrementá-lo.
Explicação:
Este artigo visa a contribuir com a discussão das relações entre
comércio e indústria à luz das transformações ocorridas nas atividades e competências comerciais por conta da expansão do varejo eletrônico e das empresas de tecnologia que o suportam.
Para precisar o tema, a introdução fixa alguns conceitos que abordam as funções essenciais da indústria e do comércio, pelos quais circula o capital em seu processo de valorização — da produção ao consumo final. A segunda parte trata dos fatores que tradicionalmente determinam a negociação comércio-indústria. Em seguida, o artigo discorre sobre as mudanças na relação comércio-indústria decorrentes do desenvolvimento do comércio eletrônico e suas consequências, notadamente a possibilidade de venda direta da indústria para o consumidor.
Introdução
A função da indústria é produzir mercadorias, processando insumos com uso de bens de capital e mão de obra. A função do comércio é transformar mercadorias em dinheiro. Todo capitalista adianta seu capital (vulgarmente “pôr o dinheiro na frente”) com a finalidade de incrementá-lo. Em cada unidade produzida, o capital industrial adiantado é composto dos materiais, da mão de obra e de uma fração dos bens de capital usados no processo. Então, quanto maior for o lote de produção, menor será o capital investido por unidade produzida. O capital comercial adiantado, a grosso modo, pode ser dividido em mercadorias (oferta aos consumidores), em logística e em esforço de venda¹. Então, quanto maior for o giro das mercadorias, menor será o capital comercial.
O ciclo de valorização do capital global compreende a produção industrial comprada pelo comércio e vendida ao consumidor e, com parte do dinheiro da venda, o comércio volta a comprar dos produtores, reiniciando o “circuito sistêmico das mercadorias”. Cada etapa da transferência da propriedade é mediada pelo mercado financeiro² . A interrupção desse ciclo — quando mercadorias não são vendidas — implica a destruição do correspondente capital adiantado. Tal perda se deve à inadequação da oferta à demanda (rejeição do consumidor ou excesso de estoque), pela restrição de renda e/ou de crédito (consumidor deseja, mas não pode comprar).
1 – Quanto à logística, transporte, armazenagem, e quanto ao esforço de venda, gastos com pontos de venda, mão de obra e marketing.
2 – Tem a função de manter a continuidade do fluxo de capital compensando a descontinuidade do fluxo da mercadoria mediante a cobrança de juros.
Compartilhe:
espero ter ajudado
tchau