Leia o texto abaixo. Em acontecimento raro, cinco planetas e lua se alinham nesta sexta-feira (24) em acontecimento raro, mercúrio, vênus, marte, júpiter, saturno e a lua poderão ser vistos alinhados nesta sexta-feira (24). Para apreciar o fenômeno não é necessário utilizar um telescópio, embora possa ser difícil identificar todos os astros, alertaram especialistas. [. ] de acordo com o portal meteorológico, a última vez que os cinco planetas estiveram visíveis no céu noturno ao mesmo tempo foi há 18 anos, em 2004. Desta vez, se você perder o alinhamento, o fenômeno ocorrerá novamente em 2040 [. ]. Pela posição dos astros, será mais fácil encontrar marte, júpiter e saturno — que estarão mais altos no céu. O mais difícil será mercúrio, que fica mais próximo ao sol e estará mais baixo no horizonte. A dica dos especialistas é usar o brilho de vênus, o planeta ao seu lado, para localizá-lo. [. ] o objetivo desse texto é conscientizar o leitor. Descrever uma cena. Informar o leitor. Narrar uma história
Respostas
respondido por:
0
Neste texto o objetivo principal é informar o leitor sobre um evento raro que acontecerá.
Diferenças entre as opções:
- Conscientizar: esse termo implica em tornar alguém ciente de alguma situação importante, normalmente algo que deve ser levado em consideração a fim de mudar um comportamento.
- Descrever: esse termo dá ao leitor a ideia de algo que aconteceu, explicando um fato para que seja de conhecimento de outras pessoas.
- Informar: nesse caso, o objetivo do texto é fornecer informações sobre algo que aconteceu ou vai acontecer e dar instruções de como algo pode ser feito.
- Narrar: nesse tipo de texto, fatos são contados de maneira linear a fim de contar uma história ou acontecimento.
Sendo assim, apesar da certa semelhança com a opção de conscientizar, o correto é que o objetivo do texto é informar o leitor.
Aprenda mais sobre gêneros textuais aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/3615061
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás