No período intrauterino do desenvolvimento, os elementos atuantes na evolução do embrião e/ou feto podem ser de origem genética ou teratogênica. A figura a seguir apresenta a relação entre os fatores teratogênicos e o possível impacto no desenvolvimento do indivíduo.
BEE. H. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Considerando que um dado relevante na determinação dos impactos dos fatores teratogênicos no desenvolvimento da criança é saber em que período de desenvolvimento intrauterino ela foi exposta, analise as afirmativas a seguir.
I. As anomalias congênitas de grande proporção acontecem no período embrionário.
II. As faixas claras indicam o período de maior vulnerabilidade para os fatores teratogênicos.
III. A nutrição materna pouco interfere no processo de desenvolvimento do bebê, por isso não é considerado um fator teratogênico.
IV. O órgão afetado pelos fatores teratogênicos está relacionado tanto com o período gestacional da exposição quanto o tipo de substância/vírus.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
I e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
3
Sobre os impactos dos fatores teratogênicos no desenvolvimento da criança, podemos afirmar que a alternativa correta é a 4, pois:
- (V) I) Estas anomalias se desenvolvem durante o período embrionário. Elas são caracterizadas pela mutação de genes, ou por infecções congênitas;
- (F) II) As faixas escuras indicam a grande vulnerabilidade para que os fatores ocorram, e as claras a baixa sensibilidade à eles;
- (F) III) A nutrição materna interfere totalmente no processo de desenvolvimento do embrião, e é um fator teratogênico que deve ser levado em consideração, pois é essencial que a mãe tenha uma boa alimentação para que haja um desenvolvimento natural de anticorpos tanto para ela quanto para a criança;
- (V) IV) A afirmação está correta pois ele pode ser causado tanto antes quanto durante a gestação, e a ocorrência desses fatores é por conta da exposição à agentes físicos, quimicos e biológicos da mãe. Assim que o embrião começa a se desenvolver, ele é exposto à esses agentes e ocorre a contaminação em seus órgãos.
Mas o que são esses agentes teratogênicos?
Eles são causadores de deformidades físicas e podem causar inclusive o óbito fetal. Podemos citar como exemplo o uso de drogas e medicações, as doenças maternas e a má nutrição como maiores causadores das deformidades. Os maiores riscos para o embrião se concentram entre a terceira e a oitava semana de gestação, devendo haver um cuidado redobrado nesta epoca.
Espero ter ajudado! Complemente seus estudos aprendendo sobre a importância do leite materno em https://brainly.com.br/tarefa/21498027
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás