a epidemia da cólera que ja matou mais de mmill pesoas na haiti é parte de uma pandemia iniciada há 49 anos, que provavelmente ao país caribenho por causa de uma só pessoa contaminada[...]. essa enfermidade bacteriana pode matar por diarreia em questão de horas se não houver tratamento.
uma medida eficiente para a prevenção dessa doença é
Respostas
Resposta: Há varias medidas de prevenção que devem ser tomadas:
- Higienizar as mãos corretamente.
- Beber água tratada.
- Lavar bem os alimentos antes de consumi-los.
- Tomar banho e higienizar o corpo adequadamente.
Explicação: A cólera é uma doença infecciosa aguda causada por enterotoxinas produzidas pelo Vibrio cholerae. Isso pode ser evitado com saneamento básico e medidas simples de higiene. O principal sintoma da doença é a diarreia maciça acompanhada de vômitos.
A transmissão é fecal-oral e ocorre por meio de água e alimentos contaminados por fezes ou alimentos manipulados por uma pessoa infectada, apresentando ou não sintomas. Foram relatados casos em que peixes, frutos do mar, como ostras e mexilhões crus ou mal cozidos, e gelo feito de água não tratada são vetores de doenças. A doença deve ser notificada às autoridades de saúde. As epidemias de cólera são comuns em acampamentos e assentamentos humanos, onde o saneamento básico são instáveis ou inexistentes.
Resposta:
A epidemia de cólera que já matou mais de mil pessoas no Haiti é parte de uma pandemia iniciada há 49 anos, que provavelmente chegou ao país caribenho por causa de uma só pessoa contaminada, disseram cientistas na quinta-feira.
A epidemia no Haiti ainda pode se agravar facilmente, apesar dos esforços para controlá-la, disseram o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Muitos haitianos culpam soldados da Organização das Nações Unidas (ONU) pela epidemia, e houve distúrbios contra os militares estrangeiros na cidade de Cap-Haitien, o que prejudicou o combate à doença por lá.
Essa enfermidade bacteriana é transmitida por água e alimentos contaminados, e pode matar por diarreia em questão de horas se não houver tratamento.
O Haiti passou um século sem ter casos da doença, mas especialistas dizem que o país é propício à sua proliferação -- pela falta de saneamento básico, grande aglomeração humana, chuvas torrenciais e falta de acesso à água tratada.
Exames genéticos mostram que as bactérias presentes em muitas amostras são quase idênticas entre si, o que sugere a ideia de uma só origem para a epidemia, segundo o CDC e a Opas.
A cepa presente no Haiti é muito semelhante à que circula no sul da Ásia, o que gerou a suspeita de que soldados nepaleses tivessem levado a doença, algo que a ONU nega.
Os técnicos do CDC disseram que a atual pandemia de cólera, da qual o Haiti é a mais recente vítima, 'começou 49 anos atrás em Sulawesi, na Indonésia, e durou mais e se espalhou mais longe do que qualquer pandemia de cólera anteriormente conhecida.'
Explicação: