Respostas
Resposta:
Ainda considerando a criação de gado bovino, o IBGE calcula que o país dispõe atualmente de 215 milhões de cabeças de gado, as quais se concentram nos estados da região Centro-Oeste do país, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e do Norte, com grande participação de municípios paraenses.
Explicação:
"Pecuária é a atividade produtiva de criação de animais que tem como propósito a produção de alimentos como carnes, ovos e leites, ou de matérias-primas, a exemplo de peles, couros e lãs destinadas à confecção de outros artigos. A pecuária pode ser de corte, leiteira ou de lã, e praticada nas modalidades extensiva ou intensiva. Não obstante ela possua grande importância para a economia e para a subsistência, pode causar alguns problemas ambientais, como o desmatamento, a compactação dos solos e a emissão de gases poluentes na atmosfera."
"Resumo sobre pecuária
Corresponde à criação de animais para a produção de alimentos e o fornecimento de matérias-primas.
Pode ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de corte (produção de carnes), leiteira (produção de leite) e de lã.
Possui três modalidades: extensiva, intensiva e pastoreio nômade.
Entre os problemas ambientais causados pela pecuária estão os desmatamentos e as queimadas, a compactação do solo, e a emissão de gases poluentes na atmosfera.
O que é pecuária?
A pecuária é uma atividade econômica pertencente ao setor primário que diz respeito à criação de animais para a comercialização direta, para o fornecimento de matérias-primas empregadas em outros setores produtivos (como couros, lãs e peles) e, principalmente, para a produção de alimentos como carnes, leites, ovos e mel.
Tipos de pecuária
Quando falamos em pecuária, a primeira coisa que nos vem à mente é a criação do gado bovino. No entanto, todo e qualquer tipo de criação de animais com fins econômicos e para a alimentação está incluso no escopo da pecuária. Existem, portanto, diferentes tipos em que essa atividade pode ser dividida, e até mesmo dentro dessa separação são identificadas finalidades distintas.
A primeira forma de se categorizar a pecuária é com base na criação propriamente dita, ou seja, de acordo com a espécie animal envolvida nos processos. Tem-se, com isso, as pecuárias:
bovina (bois e vacas);
suína (porcos);
caprina e ovina (cabras, bodes e ovelhas);
equina (cavalos);
bufalina (búfalos);
avicultura e aquicultura, que se tratam, respectivamente, da criação de aves, como galinhas, frangos, patos e gansos, e de peixes e demais espécies de pescados e animais aquáticos.
A pecuária pode ser classificada também conforme a sua finalidade produtiva, dividindo-se em:
Pecuária de corte: destinada à produção exclusiva de carnes para o consumo. O destaque nessa categoria são as carnes bovina e suína, mas elas não são as únicas geradas pela pecuária de corte.
Pecuária leiteira: voltada à produção de diversos tipos de leite, o qual pode ser direcionado sem intermediários ao consumidor final ou ainda se tornar matéria-prima para a indústria de laticínios, que produz queijos, manteiga, creme de leite, iogurte, leite pasteurizado e outros produtos derivados.
Pecuária de lã: a produção de animais se volta para a obtenção de lãs, as quais são derivadas de ovinos e caprinos.