A arte humana e a ciência humana são respectivamente indivisíveis, como os diversos aspectos peculiares ao destino comum de ambos (o homem), no qual tudo se acha constantemente ligado. COMTE, Auguste. Catecismo positivista. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Auguste Comte foi um dos mais importantes filósofos e sociólogos franceses. Atribui-se a ele a criação da disciplina Sociologia, bem como a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo. Sobre este pensador e sua teoria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - Auguste Comte, fundador da Sociologia defendia que o conhecimento verdadeiro só é possível por meio da experimentação e conferência científica. PORQUE II - A sociologia tem como objeto de estudo os fenômenos sociais, que são tratados da mesma forma que os fenômenos naturais. A respeito dessas asserções, considere a opção correta:
Respostas
O pai do positivismo e fundador da Sociologia, o pensador francês Auguste Comte, compreendia que o conhecimento verdadeiro é possível apenas através da experimentação e da conferência científica. Além disso, a Sociologia deveria ser tratada da mesma maneira que as ciências naturais.
O positivismo de Auguste Comte
Auguste Comte é um dos pensadores mais importantes de seu tempo. Fundou uma das mais importantes tradições de Filosofia da Ciência, que é o positivismo. Além disso, é um dos fundadores da Sociologia.
No Positivismo, compreende-se que apenas a experimentação científica é capaz de gerar conhecimento verdadeiro. Além disso, há duas regras importantes dessa vertente: compreender a parte estática e compreender a parte dinâmica. Para lembrar disso, vale lembrar o lema da bandeira do Brasil: Ordem (parte estática) e Progresso (parte dinâmica).
Por fim, cumpre destacar que a proposta de Auguste Comte para a sociologia é a de que ela deve ser tratada como as Ciências da Natureza, tendo suas leis estudadas e descobertas do mesmo modo.
Veja mais sobre isso aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53346481
#SPJ9