Na segunda metade do século xix, a capoeira era uma marca da tradição rebelde da população trabalhadora urbana na maior cidade do império do brasil, que reunia escravos e livres, brasileiros e imigrantes, jovens e adultos, negros e brancos. O que mais os unia era pertencer aos porões da sociedade, e na última escala do piso social estavam os escravos africanos. Soares, c. E. L. Capoeira mata um. In: figueiredo, l. História do brasil para ocupados. Rio de janeiro: casa da palavra, 2013. De acordo com o texto, um fator que contribuiu para a construção da tradição mencionada foi a:.
Respostas
Com a fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, a capoeira, possibilitou que outros povos residentes no Brasil participassem de grupos de capoeira. Assim, a alternativa correta é a letra E, diversificação dos grupos participantes.
A Origem da Capoeira
O processo de sincretismo, processo caracterizado pela soma, e talvez a remodelação de algo que já existia previamente, como no caso da capoeira, permitiu a união de diferentes povos a este movimento.
A capoeira era uma prática comum entre os povos africanos trazidos as colonias como escravos, sendo esta tradição mantida até a atualidade.
A capoeira é considerada uma arte marcial, dança, cultura e música desenvolvida pelos escravos para se defenderem dos capitães-do-mato.
Confira mais informações sobre capoeira aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1692043
#SPJ4