Exemplos de inventos que não tiveram impacto positivo dos seres humanos e no meio ambiente .justifique sua resposta
Respostas
- Margarina:
A margarina foi inventada na França em 1869 como um substituto para a manteiga, um produto caro para as classes sociais mais baixas da época. Hoje em dia se sabe que é um dos piores vilões da alimentação, pois é rica em gordura trans e não tem nenhum valor nutricional, estando associada à elevação das taxas de colesterol ruim, que pode acarretar em infarto e outros problemas cardíacos. A margarina não é atacada por insetos e microorganismos, o que mostra o quão horrível é esse produto, que para muitos não é considerado nem um alimento.
- Plástico:
O plástico é um material usado por inúmeros fins, ele foi desenvolvido entre os séculos XIX e XX e acabou fazendo parte de praticamente tudo ao nosso arredor. Hoje é um dos maiores poluentes do meio ambiente, principalmente dos oceanos, no qual 90% do lixo é um tipo de plástico. O plástico demora séculos para se decompor, o que gera um acúmulo de resíduos fora do controle do homem, atualmente 100 mil animais marinhos morrem por ano pela ingestão desses materiais abandonados e é estimado que, até 2050, terão menos peixes nos oceanos do que plástico. Além da contaminação ao meio ambiente, existem estudos que comprovam que certos tipos de plásticos são cancerígenos.
- Armas nucleares:
As armas nucleares são objetos de destruição em massa que se utilizam de reações nucleares para produzir explosões. Foi utilizada pela primeira vez em 1945 e comprovou desde já que foi a pior invenção da humanidade, pois foi responsável pela morte imediata de mais de 100 mil pessoas. A utilização de bombas desse tipo acarretam na liberação de radiação, que contamina o solo e a água, tornando o local inabitável por algum tempo. A radiação pode se espalhar pelos arredores e promover mutações que são observadas ainda depois de futuras gerações.
- Gases propelentes:
Os gases propelentes são utilizados em embalagens de spray aerossol como material de arraste para determinados produtos na forma de vapor. No século passado, tipos de clorofluorocarbonetos (CFCs) eram utilizados nesses sprays, porém, ao chegar na atmosfera, destruíam a camada de ozônio. Essas substâncias são tão prejudiciais ao meio ambiente, que, em 1987, aconteceu o Protocolo de Montreal, um tratado entre diversos países a fim de extinguir a utilização de 15 tipos dessa classe de compostos, além de outras substâncias causadoras da destruição da camada de ozônio. Em substituição aos CFCs, começou-se a utilizar os hidrofluorcarbonetos (HFCs), porém, apesar de não serem agressivos à camada de ozônio, esses gases propelentes são um dos responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.
- Combustíveis fósseis:
Os combustíveis fósseis são formados pela decomposição de matéria orgânica durante um processo de milhares de anos, entre eles se tem o gás natural, o carvão mineral e o petróleo. Atualmente é a principal fonte energética do mundo, mesmo que seja um recurso não-renovável, ou seja, não são renováveis em tempo suficiente para a demanda humana. A queima de combustíveis fósseis é a maior causadora do efeito estufa e de chuvas ácidas, pois liberam bilhões de toneladas de CO2 e outros gases poluentes na atmosfera anualmente. O gás natural, o carvão mineral e o petróleo são materiais produzidos naturalmente, mas a invenção de utilizá-los como combustíveis é o maior tiro no pé da própria humanidade.