Poema "Um homem nunca chora", de José Craveirinha:
Acreditava naquela história
do homem que nunca chora.
Eu julgava-me um homem.
Na adolescência
meus filmes de aventuras
punham-me muito longe de ser cobarde
na arrogante criancice do herói de ferro.
Agora tremo.
E agora choro.
Como um homem treme.
Como chora um homem!
CRAVEIRINHA, José. Um homem nunca chora. Disponível em:. Acesso em: 27 jun. 2022.
A exploração econômica e cultural também está exposta em outras manifestações artísticas, como ocorre na produção do ganhador do prêmio Pulitzer Especial de 1994, Kevin Carter, que tirou a foto de um menino em decúbito ventral a beira da morte enquanto seguia para o centro de alimentação da ONU no Sudão. Saiba mais sobre isso e veja a imagem vencedora do prêmio no link a seguir:
Partindo dessas discussões, analise a estrutura e a temática do poema de José Craveirinha e relacione com a foto de Kevin Carter. Após isso, produza um texto dissertativo explicando as relações existentes do colonialismo e do pós-colonialismo no texto e na imagem apresentadas
Respostas
respondido por:
1
Tanto o poema quanto a foto abordam infância, medo e tristeza intensa ou choro. Ambos também compartilham, em linhas gerais, um cenário. O poeta José Craveirinha, autor de "Um homem nunca chora", é de Moçambique. A foto premiada de Kevin Carter foi feita no Sudão, também no continente africano.
Paralelismos
- No poema "Um homem nunca chora", do poeta moçambicano José Craveirinha, o eu lírico narra uma jornada de amadurecimento. Ele termina por inverter a ideia inicial, de sua juventude, sobre o que significa ser homem, e assume o medo e o choro como atributos masculinos.
- A foto premiada de Kevin Carter mostra uma criança em posição fetal, observada por um abutre. O choro ou sofrimento da criança é um ponto em comum com o poema. Assim, também, o medo da ameaça que é um sentimento quase inevitável para quem olha a imagem.
Mais que isso, a própria história pessoal do fotógrafo, associada à foto, envolve as questões do medo e tristeza, a ponto de originar desespero (Carter passou por depressão e se suicidou).
Colonialismo
- O poema de Craveirinha também faz uma alusão aos filmes de aventura e à "arrogante criancice do herói de ferro".
- A alusão a tramas de aventura remete aos heróis exploradores que fazem parte do mito do colonizador. A África certamente era um dos cenários dos filmes relatados pelo eu lírico no poema.
- O mesmo colonialismo faz parte do processo histórico que originou a situação de pobreza mostrada na foto feita no continente africano.
- O enunciado da questão menciona "exploração econômica e cultural". No colonialismo, riquezas eram extraídas e populações locais eram escravizadas ou subjugadas. Mesmo no período pós-colonial, restaram sociedades e economias às voltas com graves problemas após guerra e invasão.
Aprenda mais sobre colonialismo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/49112643
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás