Respostas
Resposta:
Um relacionamento abusivo é caracterizado por uma relação em que há excesso de poder de uma pessoa sobre a outra, ou seja, onde não há equilíbrio. A partir dessa diferença entre os poderes começam a surgir uma série de comportamentos que provocam sofrimento, mal-estar, tristeza e humilhação.
É muito importante dizer que nem todo relacionamento abusivo apresenta violência física. Existem muitas outras maneiras de agredir alguém e provocar sofrimento a essa pessoa sem que seja preciso feri-la fisicamente.
Além disso, cabe dizer também que não são apenas os relacionamentos entre os casais que podem ser abusivos. As relações entre outros membros da família (pais, filhos, irmãos, primos, avós) e entre colegas de trabalho, estejam eles em uma posição hierarquicamente superior ou não, também podem apresentar uma dinâmica abusiva.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é um relacionamento abusivo, indicar alguns sinais que costumam caracterizar esse tipo de relação e apresentar alternativas para você que deseja ajudar alguém que está nessa situação e precisa sair dela.
O que é um relacionamento abusivo?
Como dissemos, a principal característica de um relacionamento abusivo é o desequilíbrio entre o poder de cada parte da equação. Assim, em um casamento ou namoro, por exemplo, em que uma das partes diz à outra como se comportar, como se vestir, com quem é permitido conversar ou não, certamente é um relacionamento abusivo, mas não está restrito a isso.
O relacionamento abusivo pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade e em diferentes tipos de relação, e não está relacionado ao gênero. É realmente mais comum associarmos um relacionamento abusivo a um casal, em que o homem impõe à mulher uma série de condições. Isso se deve, em parte, aos altos índices de violência contra a mulher.
No entanto, muitas pessoas vivem diariamente um relacionamento abusivo e não fazem ideia disso. Imagine uma mãe idosa, com vários problemas de saúde, que vive com o filho. O rapaz nunca se casou, trabalha bastante e paga sozinho pelas contas da casa. O que a sociedade tende a ver é um jovem que abriu mão da sua vida para cuidar da mãe.
Resposta:
O relacionamento abusivo se manifesta quando a relação deixa de ser saudável e passa a ter elementos de poder sobre o outro, com comportamentos agressivos e controladores que levam a violência em três aspectos:
- Física
- Emocional
- Sexual.
Explicação:
A maioria das pessoas tem dificuldade de identificar um relacionamento tóxico ou abusivo, seja ele amoroso ou não. Não raro, as pessoas vivem relacionamentos abusivos na família, no trabalho e em outros campos, não somente no aspecto amoroso.
O que leva uma pessoa a não conseguir identificar esse tipo de relação ou não conseguir sair dela, são:
- Dependência emocional
- Dependência financeira
- Carência disfarçada de amor
- Entre outras.
O ser humano sempre teve dificuldade de se relacionar com o outro, e por isso, tende a tratar como normal certos comportamentos. Mas não se pode esquecer que a comunicação é uma das bases de um relacionamento saudável.
Se a pessoa percebe traços de desrespeito por parte do outro, discursos que a desqualificam, restringem, constrangem, bem como desconfiança, dominação sobre o outro até mesmo no aspecto sexual, esses são fortes sinais de que a pessoa se encontra em um relacionamento abusivo.
Veja mais: https://brainly.com.br/tarefa/18615126?referrer=searchResults
Bons estudos!