É consenso entre os autores do serviço social que a profissão no Brasil foi institucionalizada a partir da década de 1940 e que este fato se deu a partir do aprimoramento das escolas de Serviço Social e do contato da profissão com bases científicas, especialmente o positivismo, que norteava as ações destes profissionais. No entanto, aproximando-se da década de 80, o Serviço Social passa a contar com a vitalidade do marxismo como paradigma de análise e compreensão da realidade em uma tentativa de romper com o conservadorismo arraigado no interior da prática, mas a ausência de referências teóricas se confronta com o conservadorismo que se renova no contexto moderno. CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito; HERNANDEZ. Fernanda Carvalho Basílio. Serviço Social e Formação Profissional. Maringá-Pr. : UniCesumar, 2016. (Adaptado). Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - Para Yasbek (2009), este processo é ameaçador para a profissão, devido ao perigo de retornarmos às práticas assistencialistas ocorridas nos primórdios da profissão. PORQUE, II - Desta forma, anularíamos todas as conquistas trazidas pelo modelo neoliberal. A respeito das asserções acima, assinale a opção correta:
Respostas
Alternativas:
- Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas.
- Alternativa 2: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
- Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Introdução ao Marxismo
Tendo em conta as ideias defendidas por Karl Marx, o sistema operário explorado pela burguesia, deveria passar por um processo de revolução, tendo a capacidade de produzir meios que conseguissem atingir a igualdade social. Uma ideia que não passou na realidade.
Serviço social em crise?
Tendo em conta as afirmações de Yasbek, seria um processo de retrocesso voltar às práticas estabelecidas pelo assistencialismo, onde a dominação e a manipulação são conceitos comuns.
Antever um acontecimento desta dimensão, remete-nos para décadas atrás, onde o Serviço Social não tinha voz ativa na sociedade, e era sustentado por obras de caridade e de caráter religioso. As conquistas trazidas pelo modelo neoliberal, que estipulam a mínima intervenção do Estado no setor econômico, possibilitaram o reconhecimento do Serviço social como um direito do cidadão.
Assim é responsabilidade do cidadão ter uma participação ativa na sociedade para uma evolução na assistência do Serviço Social.
Entenda mais sobre serviço social aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23720599
#SPJ1