• Matéria: História
  • Autor: michelimarsango
  • Perguntado 3 anos atrás

A respeito da composição social da Angola colonial, considere o excerto abaixo:

“Dados publicados pela administração colonial dão conta da existência, em Angola, no ano de 1960, de mais de cinquenta mil mestiços, o que correspondia a pouco mais de 1% da população da colônia, nesse ano. 3,6% dos habitantes eram brancos e os restantes 95%, negros.
Dez anos mais tarde, a população urbana de Angola correspondia a 16% do total de habitantes da colônia. Os negros correspondiam a 67% da população urbana, enquanto que os mestiços e brancos correspondiam respectivamente a 26% e 8%.
O factor primário de diferenciação, reconhecido pelo poder colonial até 1961, era o grau de assimilação dos colonizados, em resultado do qual se pode falar na existência de três grandes grupos sociais, designadamente os colonizadores, os assimilados e os indígenas.”

A partir dessas informações, analise as afirmações a seguir:

I. A composição desses grupos que formavam a sociedade angolana estava ligada a sua história, ligada ao comércio de escravos.
II. A precária presença de populações portuguesas entre os séculos XVII e XVIII, fez nascer uma elite crioula, formada por negros e mestiços vinculados à cultura européia.
III. Após 1920, consolidada a presença portuguesa no interior angolano, a distinção oficial da população ficou definida entre civilizados e indígenas.
IV. A “assimilação” se constituía em uma barreira jurídica e cultural à ascensão social da maioria da população negra.

Está correto o que se afirma em:

Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: andradevictor412
1

A estrutura social da sociedade colonial angolana nesses últimos anos de colonização portuguesa, foi apresentado fatores de diferenciação social na sociedade angolana, mostrando grupos elitários de cidadãos civilizados. (Alternativa 3)

Sociedade colonial angolana

A angola foi sendo colônia portuguesa até ao ano de 1975, podendo considerar a existência de dois tipos de sociedade, sendo uma sociedade  central, ou comunidade periféricas, no ano de 1960 na angola, mais de 50 mil mestiços, de uma estrutura de classes na sociedade colonial angolana, que tratava-se de grupos sociais ordenados de forma hierárquica cujos integrantes estavam associados às grandes instituições sociais.

Nesse processo os dominadores escravizavam os dominados, e isso contribuiu para que os europeus pudessem capturar com mais facilidade as pessoas que iriam servir como propriedades nas colônias.

Saiba mais sobre a sociedade angolana em:

https://brainly.com.br/tarefa/23784819?referrer=searchResults

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares