• Matéria: História
  • Autor: Netosin455
  • Perguntado 3 anos atrás

(1) euclides da cunha frequentemente faz comparaçoes entre os sertanejos e outras sociedades, diferentes tempos e espaços. a descriçao pretende no segundo trecho aproximar os ''soldados'' de canudos a que figura historica? qual o objetivo do autor ao fazer esta comparaçao?


(2) no terceiro trecho faz parte da comclusao do livro. para o autor qual e o saldo do livro ?

Respostas

respondido por: thayanemayaracostaal
3

Resposta:

1-Foi em outubro de 1987 que o jornalista, engenheiro e militar Euclides da Cunha descobriu um sertão muito diferente do que ele e outros colegas costumavam relatar nas páginas dos jornais da capital. Enviado como correspondente ao nordeste da Bahia pelo jornal O Estado de S.Paulo, o autor passou quase dois meses observando de perto o conflito de Canudos. A cobertura rendeu, em 1902, o livro “Os Sertões”, hoje considerado o primeiro livro-reportagem brasileiro. 

Antes da experiência, Euclides já havia defendido ferrenhamente em artigos que o movimento de Canudos era monarquista e tinha como único objetivo derrubar a república, mas revê essa posição em Os Sertões, depois de conhecer as condições de vida dos sertanejos e a organização da comunidade liderada por Antônio Conselheiro. 

{)


Netosin455: Muito obrigado
Perguntas similares