• Matéria: Geografia
  • Autor: alefhesantiago2821
  • Perguntado 3 anos atrás

Segundo as reflexões de Mário Sergio Cortella: "A avaliação tem a finalidade de reorientar o aprendizado e o conteúdo. No passado não muito distante (e muitos ainda o fazem), quando uma classe começava a bagunçar, o professor dizia: "Guardem todo o material. Prova, sem consulta". Qual o sentido dessa frase? Que a avaliação servirá como instrumento de autoridade e controle, o que muda completamente a lógica da avaliação. Precisamos, de maneira criteriosa, distinguir o que é antigo do que é velho" (CORTELLA, 2014, p. 62)

Respostas

respondido por: duppa
0

A avaliação corresponde a um dos componentes do processo de ensino-aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar. Portanto seguindo a analogia, a alternativa correta é a 4 (II, III e IV, apenas).

Tipos de avaliação

  • Avaliação diagnóstica;
  • Avaliação formativa;
  • Avaliação somativa; E
  • Avaliação comparativa.

A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo, sendo possível identificar os pontos fortes e fracos de cada estudante, gerando dados que servirão de base para as futuras decisões pedagógicas da instituição.

A avaliação formativa tem como objetivo avaliar se as práticas pedagógicas aplicadas na sua IES estão gerando os resultados esperados, identificando os principais gargalos na relação do aluno com os métodos de aprendizagem, fazendo com que os professores entendam o que está dando certo ou não.

A avaliação somativa irá examinar o desempenho dos alunos como um todo, entendendo se ele realmente tem domínio do conteúdo ou não. Por exemplo, a avaliação é aplicada todo fim de semestre ou do ano para ter uma ideia mais ampla de como foram os resultados, principalmente em comparação com períodos anteriores. Isso ajuda a entender se eventuais mudanças anteriores foram efetivas ou não;

A avaliação comparativa vai entender o aproveitamento de um aluno, comparando um período com outro, e esse tempo a ser avaliado e comparado pode ser definido pelos profissionais da educação.

Complemento da Questão:

(...) CORTELLA, Maria Sergio. Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Editora Cortez, 2014.

​Tomando por referência os apontamentos levantados pelo educador e as discussões sobre a avaliação, considere as afirmações abaixo:

I – O ato de avaliar deve ser visto como um momento de classificação e não como de diagnóstico, pois, os professores precisam obter os resultados da aprendizagem dos alunos no final dos trimestres escolares para oferecer a recuperação de conteúdos.

II – A avaliação do ponto de vista crítico deve ser democrática, deve favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno de apropriar-se de conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos.

III – A avaliação educacional escolar assumida como classificatória torna-se um instrumento autoritário e frenador do desenvolvimento de todos os que passarem pelo ritual escolar.

IV – A avaliação surpresa objetiva é um dos métodos mais eficientes utilizados pelos professores, pois, oferece um feedback preciso dos resultados da aprendizagem dos conteúdos.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1: I e IV, apenas.

Alternativa 2: II e III, apenas.

Alternativa 3: II e IV, apenas.

Alternativa 4: II, III e IV, apenas.

Alternativa 5: I, II, III e IV.

Entenda mais sobre a aprendizagem do aluno em:

https://brainly.com.br/tarefa/23434939

#SPJ4

Perguntas similares