Observe a seguinte sentença: O prédio alto é um prédio alto. A sentença anterior está de acordo com qual princípio lógico? Selecione uma alternativa: a) Princípio da identidade. B) Princípio das leis da física. C) Princípio da comparação. D) Princípio da não contradição. E) Princípio do terceiro excluído
Respostas
A afirmação em questão está de acordo com o Princípio da Identidade (letra A), um dos três princípios básicos da lógica.
Princípios básicos da lógica
Para que possa ser considerado lógico, um raciocínio deve estar alinhado com três princípios básicos, quais sejam:
- Princípio da identidade – Segundo este princípio, todo objeto é idêntico a si mesmo. Ou seja, X = X e Y = Y. Assim, X sempre será igual a X, e Y sempre será igual a Y. Um exemplo de aplicação prática dessa lei é dizer que uma mesa é uma mesa.
- Princípio da não contradição - Estabelece que uma afirmação não pode ser, ao mesmo tempo, falsa e verdadeira.
- Princípio do terceiro excluído – Determina que para qualquer proposição há duas possibilidades: ou ela é verdadeira ou é falsa Assim, se temos duas proposições contraditórias uma será verdadeira enquanto a outra será falsa.
Saiba mais sobre princípios básicos da lógica em: https://brainly.com.br/tarefa/645229
Espero que tenha ajudado .
#SPJ4
A sentença admite o Principio da identidade.
Princípios de lógica
Na lógica proposicional temos vários tipos de princípios que uma sentença pode seguir ou não, dessa forma, conseguimos entender que valores lógicos elas podem obter.
Princípio da identidade
No princípio da identidade, não há como uma proposição ser contrariada, se ela for verdadeira ela sempre vai ser verdadeira, se ela for falsa ela sempre vai ser falsa, não existe possibilidades de contradição.
"O prédio alto é um prédio alto", é uma sentença de valor lógico verdadeiro, não podemos dizer que ela assume valor falso.
Princípio da não contradição
No princípio da contradição, não há como duas proposições de mesma natureza serem verdadeiras e falsas ao mesmo tempo, ela só pode ser verdadeira ou falsa. Por exemplo, "João é nativo brasileiro e nativo português" essas duas afirmações não podem ser verdadeiras, isso é impossível, pois não é possível ser nativo português e nativo brasileiro, ou ele é um ou ele é outro.
"O prédio alto é um prédio alto", é uma sentença de um único valor lógico verdadeiro, logo, ela contraria o princípio da não contradição.
Princípio do terceiro excluído
No princípio do terceiro excluído, para qualquer proposição ou ela é verdadeira ou sua negação é verdadeira. Portanto, duas proposições que podem ser contrariadas só poderão ser verdadeiras ou falsas, ambas não poderiam assumir o mesmo valor.
"O prédio alto é um prédio alto", é uma sentença de um único valor lógico verdadeiro, logo, ela contraria o princípio da não contradição.
Veja mais sobre os princípios da lógica em:https://brainly.com.br/tarefa/23309255
#SPJ4