Análises críticas descrevem os pcns como mais alguns documentos de discurso ideológico tecnicista da ciência, que desconsidera educacionalmente os aspectos histórico-culturais dos contextos e modos diferentes, em que a ciência pode ser construída e influenciar a nossa vida. Quanto à história e epistemologia das ciências, percebemos que os pcns, quando elaborados, perpetuaram a visão empirista-indutivista da ciência, descrevendo modelos limitados da produção do conhecimento científico e se omitindo a discussão histórica alicerçada em referências filosóficas do que vem a ser a ciência afinal e suas diversas compreensões e métodos (oliveira, 2012; pino, ostermann; moreira, 2005). Barreiros, glaucia britto. Prática de ensino: princípios legais e didáticos para o ensino de ciências e biologia. Maringá-pr. : unicesumar, 2021. [unidade 1, p. 21]. Sobre os pcns, analise as afirmações abaixo: i. Os pcns tiveram forte influência na reformulação e/ou elaboração de currículos institucionais e bibliografias educacionais da época. Um exemplo dessa influência foi a construção pelo estado do paraná das diretrizes curriculares da rede pública de educação básica do estado do paraná; essa diretiva baseada nos pcns buscou resgatar nessa nova interpretação a pedagogia histórico-crítica. Ii. Os conteúdos científicos, as tecnologias criadas pelo homem e a sua influência no cotidiano, tendo assim "a função social da disciplina para se orientarem e, consequentemente, tomarem decisões como sujeitos transformadores". Iii. Todo o debate e críticas com relação às leis e parâmetros que envolvem a educação, nos leva a refletir criticamente que as decisões políticas envolvendo educação não são neutras e apresentam variações de interpretações ideológicas e interesses diversos. Sobre a especiação, as afirmações i, ii e iii são, respectivamente:
Respostas
A educação básica vem passando por importantes transformações, as quais estão alinhadas com a capacidade de se buscar novas medidas e métricas que possam gerar a maior qualificação. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Educação Básica na Atualidade
A educação básica é marcada por diferentes modalidades, as quais estão alinhadas com a faixa etária, assim como a maturidade intelectual de cada criança e jovem.
A LDB, assim como os PCNs, vem exercendo grande influência neste processo, mas há que se destacar também a importância da autonomia dos educadores e das instituições pedagógicas conforme suas próprias realidades, o que se configura na capacidade de desenvolver maior raciocínio crítico, assim como implementar a função social das escolas.
Mais sobre educação básica: brainly.com.br/tarefa/26923027
#SPJ4