Você concorda com Aristóteles quando ele afirma que “O ser se exprime de muitos modos, mas nenhum modo exprime o ser”? Porque?
Respostas
Resposta:
Sim, antes explico a fala dele, o que ele quer dizer com isso?
“O ser se exprime de muitos modos, mas nenhum modo exprime o ser”
para Aristóteles, "ser" é um aspecto que existe em todo o ente. Ser ente, por sua vez, é "estar sendo", ou seja, ter ser. Tudo o que é captável pelos sentidos é ENTE e, portanto, possui SER.
O ente, por sua vez, é expresso de muitos modos. E esses modos de exprimir o ser nos é dado por Aristóteles através das categorias.
Alguém diz: está cadeira é marrom , este lápis é branco, o ser é expresso pelas categorias no modo de ser se tem a (qualidade), se diz peso ou quantas unidades ou tamanho a (quantidade) .
Porém, se ser grande ou pequeno é um modo de ser tanto quando ser preto, isso quer dizer que ser preto não expressa ser grande ou pequeno, apesar de ser um modo de ser não tem como exprimir todos modos. Daí se conclui que o ser pode ser expresso de vários modos, e assim ele se apresenta, mas nenhum modo exprime todo o ser, dado que cada modo de ser é, somente, um dos modos possíveis do ser.
Explicação: