A figura a seguir ilustra o gráfico dos imigrantes entrados na província de São Paulo entre 1850 e 1888. Ao analisar o gráfico da imigração estrangeira para São Paulo, à luz das transformações sociais e econômicas brasileiras, deduz-se que:
a) houve estabilização de entrada de imigrantes entre os anos de 1880 e 1888, uma vez que a economia cafeeira paulista estagna.
b) a imigração estrangeira acentuou-se significativamente quando se agravou a crise do sistema escravista brasileiro.
c) o maior ingresso de imigrantes concentra-se entre 1860 e 1870, uma vez que a guerra do Paraguai exigiu a contratação de maior contingente de mão de obra.
d) a expansão da imigração entre 1880 e 1888 é irrelevante comparado ao período de 1850 e 1860, período de maior expansão da produção cafeeira.
e) entre 1850 e 1860, cessa a imigração face à crise da economia cafeeira e ao fim do tráfico negreiro.
Respostas
Sobre a imigração de estrangeiros para São Paulo, seu ponto alto se dá em decorrência da crise do escravismo no Brasil, caracterizando como resposta correta a alternativa b) a imigração estrangeira acentuou-se significativamente quando se agravou a crise do sistema escravista brasileiro.
Imigração de estrangeiros para São Paulo no século XIX
Por mais de trezentos anos, a economia brasileira foi baseada na exploração do trabalho de pessoas escravizadas. No seu momento de crise, que culminou com a promulgação da Lei Áurea em 1888, foi necessário buscar mão-de-obra para a produção de açúcar e café no Brasil.
Nesse período, entre as décadas de 1870 e 1900, houve intensa imigração de estrangeiros para o Estado de São Paulo. Muitos eram Italianos, o que criou uma forte colônia italiana no Estado.
Para saber mais sobre a imigração no Brasil do século XIX, visite: https://brainly.com.br/tarefa/11249891
#SPJ1