"Ao pensarmos o contemporâneo, o atual, a sempre retomada história local, conjugando-a com a literatura, sua porta-voz, ou ainda mantenedora de diversas perspectivas ideológicas, perceberemos o quão forte isso foi na literatura portuguesa, principalmente se direcionarmos nosso olhar para Portugal a partir da década de 60 do século XX e as tendências do romance a começar desse momento histórico. Veremos a recorrente presença da liberdade política como objetivo, as demandas das classes sociais mais baixas, a configuração do estado e das estruturas políticas e também sociais e a relação do país com suas ex-colônias, como uma nova configuração ideológica e que também precisava renovar-se no imaginário português. " SILVA, G. A novíssima literatura portuguesa: novas identidades de escrita. Desassossego, dez. /2016, PUC – RS, p. 9. A literatura contemporânea portuguesa é riquíssima e vasta, continuando sua grandiosa tradição de obras marcantes. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A literatura portuguesa contemporânea mantém-se afastada de suas tradições e história, se constituindo ainda do rigor formal. PORQUE II. As conquistas modernistas do início do século XX não se repercutiram para o final do mesmo século e nem para o início do outro. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Respostas
Sobre a Literatura Portuguesa, se faz possível afirmar que dentre as afirmações a assertiva referente a questão é:
- Alternativa 5 - I e II são FALSAS
Literatura Portuguesa
A literatura portuguesa pode ser descrita como uma literatura vasta, contemplando mais de 800 anos de história. Desse modo, a escrita e obras portuguesas passaram por diferentes épocas sendo influenciadas por seus contextos Sócio-histórico-cultural de cada período, em que vemos as literaturas da:
- Era medieval
- Era Clássica
- O Romantismo
- O modernismo
- Contemporaneidade
Por fim, para compreendermos a literatura Portuguesa nas alternativas da questão setas necessário entender que:
A AFIRMATIVA I é falsa pois descreve que a atualidade/ contemporaneidade da literatura portuguesa se afasta da sua história, o que é incompatível com a realidade tendo em vista sua história.
A AFIRMATIVA II é falsa por descrever incorretamente que o contexto histórico do século XX é XXI não afetaram ou influenciaram a escrita ou a história do modernismo.
Completando a questão não descrita no enunciado, que diz assim:
"... Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas."
Para saber sobre literatura portuguesa, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/46908193
#SPJ4