[. ] Cada um de nós age de diferentes maneiras, a depender da situação em que nos encontramos: em casa, no trabalho, entre amigos, com relação aos estudos, em nosso planejamento para o futuro etc. Contudo, ainda que possamos assumir diversos papéis sociais – como filho, cônjuge, empregado, colega de trabalho, usuário de política pública ou eleitor, por exemplo – é pertinente considerar que nossos valores e modo de lidarmos com a sociedade, em geral, não se alteram
Respostas
Indivíduos que, por livre vontade, sejam capazes de não somente serem boas pessoas, mas também bons cidadãos, são capazes de se portar de forma mais eficiente na sociedade. Alternativa 1: as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Papéis na Sociedade
Vivemos em sociedade, e diante disso, somos obrigados a desenvolver determinados papéis, para que possamos nos manter em harmonia dentro dos elementos sociais.
Por conta disso, é muito importante que conheçamos os diferentes conceitos de moral e ética, a fim de que desenvolvamos comportamentos que se orientam para a harmonia social.
Pessoas que buscam estes comportamentos tendem a apresentar maior sucesso, já que se mostram como indivíduos íntegros e éticos.
Mais sobre papéis sociais: brainly.com.br/tarefa/24230306
#SPJ4
QUESTÃO 4
[...] Cada um de nós age de diferentes maneiras, a depender da situação em que nos encontramos: em casa, no trabalho, entre amigos, com relação aos estudos, em nosso planejamento para o futuro etc. Contudo, ainda que possamos assumir diversos papéis sociais – como filho, cônjuge, empregado, colega de trabalho, usuário de política pública ou eleitor, por exemplo – é pertinente considerar que nossos valores e modo de lidarmos com a sociedade, em geral, não se alteram.
GIMENES, Éder Rodrigo. Interesse Social – Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2022 (adaptado).
A partir da leitura do texto abordado em "Interesse Social – Ética, Democracia e Cidadania" no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O indivíduo não anda sozinho, mas caminha em sociedade, ao optar livremente por praticar boas ações, nutrir bons sentimentos e ter boas intenções, está impactando a própria vida e a vida de outras pessoas.
PORQUE
II. O ser humano que se coloca como agente ativo de transformação social e visa contribuir com o bem-estar individual e coletivo, deve se propor a pôr em prática o lema “faça ao outro o que queres que ele vos faça”. (Soi même comme un autre).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.