• Matéria: Pedagogia
  • Autor: scheilacunha3
  • Perguntado 3 anos atrás

Produza um texto sobre as características que um pedagogo deve ter ao atuar na educação não formal, utilizando pelo menos dois autores da área. Seu texto deve ter no mínimo 20 e máximo 25 linhas e seguir a norma padrão da língua.​

Respostas

respondido por: anacarolinasilva1620
1

A Pedagogia Social é uma ciência prática que está ligada às disciplinas curriculares da educação, visando a socialização do sujeito, através de espaços não formais. Ela se introduziu no Brasil com a proposta de socialização e assistencialismo dos indivíduos que não possuem acesso a rede escolar de ensino ou projetos sociais. Tem como finalidade a necessidade de proporcionar metodologias educativas e pedagógicas, para a prevenção de situações de risco e de vulnerabilidade social. Um dos principais representantes da pedagogia social no Brasil foi o educador Paulo Freire, o qual criou a modalidade de ensino para jovens e adultos na década de sessenta.

Esta metodologia de ensino explora, a capacidade de motivar o aluno para o aprendizado, valorizando as suas experiências anteriores, de desenvolver sua criatividade, pensamento crítico e, sobretudo despertar no individuo uma melhoria na qualidade de vida.

A educação social não acontece apenas em escolas, mas, pode ser desenvolvida em vários outros locais como presídios, abrigos, ONGS, hospitais, igrejas. Dessas organizações, destaca-se o CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

O pedagogo no CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) atende grupos de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social e desestruturação familiar, contribui para a superação dessas dificuldades, através de um atendimento que visa garantir uma emancipação social.

O educador deverá ser um profissional capacitado para lidar com fatos e situações diferentes da prática educativa em vários segmentos sociais e profissionais. É importante que seja um profissional que possua uma visão ampla dos fatos, pois neste trabalho com os indivíduos e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, é necessário perceber de que maneira essa situação pode ser resolvida.

Portanto, a pedagogia social é um suporte na educação para a melhoria da relação escola e família, compreendendo diversas áreas da sociedade, sem distinção de classes, ainda assim a educação vai além dos muros escolares com o pedagogo podendo exercer uma função assistencial e educadora.

Perguntas similares