Podem ser considerados fatores para a consolidação, na década de 1980, das relações públicas no brasil e no mundo, exceto: a) o surgimento do fenômeno da globalização. B) reabertura política no brasil nos meados da década de 1980. C) criação, nos cursos de comunicação social, da habilitação relações públicas. D) necessidade das empresas de alcançarem transparência e reconhecimento ético pela sociedade
Respostas
Ainda nos anos 80, não havia necessidade, de transparência e reconhecimento ético pela sociedade, assim sendo, podemos assinalar a alternativa D.
Relações públicas do Brasil em 1980
As relações públicas se tornam possíveis com o advento da comunicação dinâmica, não apenas entre pessoas, mas entre interesses e negócios. A globalização torna possível que excedentes sejam anunciados e vendidos, o que facilita ao produtor, abundante neste produto, comprar aquilo que ele não possui.
Esta parte do processo de exportação e importação tornou possível que mais países pudessem adquirir o título de "emergentes" ou "em desenvolvimento".
Embora a abertura política seja importante, não é necessariamente mister às negociações de mercadoria, porém, deixará notável que apenas algumas mercadorias serão negociadas por aqueles países. Por exemplo países que vendem mais baratos a outros por acordos de influência.
As relações públicas por outro lado, dão um caráter democrático às negociações, conversas e amizades entre países. Para que tenhamos um exemplo, devido o tamanho da comunidade japonesa no Brasil, em 2001, criou-se a bolsa MEXT, um patrocínio do governo japonês aos brasileiros que tiverem vontade de estudar no Japão.
Para lermos mais sobre o Brasil de 1980: https://brainly.com.br/tarefa/23902912
#SPJ4