Quando estudamos a Didática, também estamos estudando sobre a avaliação, pois ela faz parte do processo de ensino e de aprendizagem. Desta forma, considerando a tendência histórico-crítica, não podemos pensar em avaliação como parte final e isolada da aprendizagem, mas sim como componente deste processo e que reflete também a concepção pedagógica, a função social da escola, a sociedade e que pessoas queremos formar para atuar nesta sociedade (MENDONÇA; CORDEIRO, 2019). MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019
Respostas
As avaliações diagnóstica, formativa e somativa apresentam diferentes funções dentro da metodologia educativa, de forma que devem também desempenhar a função social das escolas. Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Como se desenvolve a avaliação dentro das escolas?
As avaliações compreendem ferramentas muito importantes para o desenvolvimento dos alunos dentro das escolas, sendo evidenciadas em diagnóstica, formativa e somativa.
A avaliação diagnóstica é a primeira ser realizada, como forma de identificar os conhecimentos prévios dos alunos. A avaliação somativa é posteriormente utilizada para avaliar e mensurar o aprendizado dos alunos, enquanto a formativa identifica a capacidade de avaliar globalmente os alunos, reunindo todos os conhecimentos e aprendizados.
Mais sobre avaliação e escolas: brainly.com.br/tarefa/27968503
#SPJ4