Entre as costelas e o osso esterno há uma cartilagem. Qual a vantagem da existência desse tecido especificamente nesse local?
Respostas
Resposta:
A Cartilagem Hialina é um tecido conjuntivo formado por condrócitos em uma matriz extracelular, com presença de fibras colágenas, presente no septo nasal, na traquéia e em várias regiões de articulações dos ossos; durante o período de gestação o embrião humano primeiro se desenvolve com um esqueleto formado por cartilagem hialina, para depois ser substituído pela estrutura óssea desenvolvida.
Esse tipo de cartilagem é importante para reduzir ou dissipar impactos próprios da movimentação ou esforços mecânicos, além de permitir o crescimento longitudinal dos ossos longos, além da extremidade ventral das costelas, permitindo movimentos de respiração.
Resposta: A cartilagem que une as costelas ao esterno é importante pois a caixa torácica tem que ter uma certa mobilidade, para expandir.
As costelas verdadeiras são as costelas que se originam na coluna vertebral, fazem o arco costal e se ligam ao externo, as costelas falsas ou flutuantes apenas não se ligam ao externo, dando a elas mais mobilidade.
As costelas falsas são bastante flexíveis, e não representam uma grande barreira física para proteção dos órgãos da cavidade torácica, podendo até ser o causador de grandes problemas, como o hemotórax.
As costelas e os seus músculos são extremamente importantes para a vida humana, pois elas são responsáveis pela defesa da caixa torácica, por manter a pressão negativa e por permitir a respiração.
Explicação: