Os egípcios foram um dos povos mais antigos a se sedentarizar ao longo do rio Nilo. Pesquise e indique como era a divisão do trabalho e a divisão social entre os povos egípcios na Antiguidade.
Respostas
Resposta:
FARAÓ
SACERDOTES
CHEFES MILITARES
ESCRIBAS
COMERCIANTES
ARTESÃOS, CAMPONESES e SOLDADOS
ESCRAVOS
Explicação:
FARAÓ: Este estava no topo da pirâmide social da civilização. Ele tinha a função de comandar toda a população. Os seus poderes eram totais, visto que além de tudo era o representante de deus na terra, e também, consequentemente, considerado um deus.
SACERDOTES: Estes representantes de deus estavam apenas abaixo do Faraó na organização social do Egito Antigo. Suas responsabilidades tangenciavam os rituais, as festas e também as atividades religiosas. Todas as características e particularidades dos deuses egípcios eram sabidas por eles.
CHEFES MILITARES: Para uma poderosa e rica civilização era preciso algumas pessoas que preservasse a integridade material e territorial. Esses chefes militares eram encarregados da segurança das pessoas e, principalmente, do faraó e de sua família.
ESCRIBAS: Detentores do conhecimento da escrita hieroglífica, estes também tinham enorme prestigio social. Os escribas eram responsáveis pelo registro dos acontecimentos, e também da vida do faraó.
COMERCIANTES: Estes também detinham certa importância na sociedade egípcia. Eles eram os responsáveis por trazer mercadorias escassas na região para dentro do Egito. Isso trazia certo prestígio a essa importante função.
ARTESÃOS, CAMPONESES e SOLDADOS: Esses são a parte menos privilegiada da sociedade egípcia. As suas tarefas eram geralmente muito grandes e os seus ganhos relativamente pequenos. Essa é uma das razões da sociedade egípcia ser tão desigual.
ESCRAVOS: Não tinham direito algum, os escravos, geralmente, eram obtidos através das guerras e batalhas que a civilização egípcia saía vencedora. Eles trabalhavam muito e não recebiam praticamente nada. Na sociedade egípcia, eram desprezados.
Espero ter ajudado