• Matéria: Geografia
  • Autor: henriquepedro5022
  • Perguntado 3 anos atrás

Durante as últimas décadas, o capital financeiro assumiu o comando no processo de acumulação. Tais transformações, observadas na esfera da acumulação capitalista, trazem seus impactos para o mundo da política, do trabalho, na "questão social" e nas políticas sociais, âmbitos da intervenção profissional do assistente social e nos alcançam cotidianamente, pois a desigualdade e a concentração de renda que se intensificam nas atuais formas de acumulação capitalista trazem como consequência a radicalização da questão social. Efetivamente o capitalismo em crise radicaliza a questão social, ampliando o desemprego estrutural, além da precarização e deterioração da qualidade do trabalho, dos salários e das condições em que ele é exercido

Respostas

respondido por: DaySun
0

De acordo com o texto, é possível afirmar que com o desmantelamento do Estado, houve um ataque ao mundo do trabalho que foi facilitado pela processo de terceirização. Portanto, correta a alternativa 2 - I apenas.

Para compreendermos melhor, importante sabermos mais sobre as relações de trabalho e terceirização.

Relações de Trabalho e Terceirização:

A "pejotização" é um fenômeno das relações trabalhistas modernas, no qual a empresa contrata outra empresa para prestação de serviços, visando alteração do vínculo de trabalho para terceirização, ao invés de realizar a contratação direta do trabalhador.

Este fenômeno merece estudo e cautela, por não trazer a devida segurança jurídica quanto às suas consequências para o contratante.

Após o advento da Lei nº 13.467/2017 que trouxe a conhecida reforma trabalhista, vem aumentando o número de contratações por meio da constituição de uma pessoa jurídica, por meio de contratos de prestação de serviços.

De fato, a reforma trabalhista modernizou as relações trabalhistas, abordando possibilidades de negociação entre empresas e empregados.

Complemento do enunciado da questão:

(...) Diante deste cenário, avalie as afirmações a seguir:

I - Com o desmantelamento do Estado, o mundo do trabalho foi fortemente atacado, esse processo foi facilitado pela chamada terceirização.

II – O desmonte do Estado foi estabelecido, sobretudo, pelo que os autores chamam de uberização do trabalho social, estabelecido na década de 90.

III – O início do processo de desmonte do Estado tem profunda relação com o fenômeno intitulado pelos autores como radicalização.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1: I, II e III.

Alternativa 2: I apenas. (correto)

Alternativa 3: II apenas.

Alternativa 4: I e III apenas.

Alternativa 5: II e III apenas.

Saiba mais sobre relações de trabalho em: https://brainly.com.br/tarefa/20434726

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares