• Matéria: Geografia
  • Autor: jeffersonolive5765
  • Perguntado 3 anos atrás

E quando considero que duvido, isto é, que sou uma coisa incompleta e dependente, a ideia de um ser completo e independente, ou seja, de deus, apresenta-se a meu espírito com igual distinção e clareza; e do simples fato de que essa ideia se encontra em mim, ou que sou ou existo, eu, que possuo esta ideia, concluo tão evidentemente a existência de deus e que a minha depende inteiramente dele em todos os momentos da minha vida, que não penso que o espírito humano possa conhecer algo com maior evidência e certeza. Descartes, rené. Meditações. Tradução de jacó guinsburg e bento prado júnior. São paulo: nova cultural, 1996. P. 297-298. Com base no texto, é correto afirmar que: a o espírito tem uma ideia obscura e confusa de deus, o que impede que essa ideia possa ser conhecida com evidência. B a ideia da existência de deus como um ser completo e independente é uma consequência dos limites do espírito humano. C o conhecimento que o espírito humano tem de si mesmo é superior ao conhecimento de deus. D a única certeza que o espírito humano é capaz de provar é a existência de si mesmo, enquanto um ser que pensa. E a existência de deus, como uma ideia clara e distinta, é impossível de ser provada

Respostas

respondido por: martacruzlopes13
0

Durante a sua vida Descartes recorreu à filosofia, aceitando a razão como verdade absoluta. A alternativa correta é a B) A ideia da existência de deus como um ser completo e independente é uma consequência dos limites do espírito humano.

'Penso, logo existo'

Reconhecido pela frase 'Penso, logo existo', Descartes ficou conhecido no campo da matemática, física e filosofia.

Questionando a existência de Deus, passou a encarar o conceito de perfeição, e como este tinha sido inserido no conceito imperfeito. A ideia de perfeição que existe em nós, foi criada e inserida em nós como uma razão, ou seja, através de um ser perfeito, Deus.

Segundo o seu raciocínio, era impossível algo imperfeito originar algo perfeito. Assim Descartes afirma que a ideia de perfeição é inata, ou seja, é adquirida no nascimento.

Entenda mais sobre reflexão filosófica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7045

#SPJ4

Perguntas similares