Em relação as fontes históricas e as suas contribuições para a construção do conhecimento, leia o excerto retirado do livro "História e Memória" do historiador Jacques Le Goff (2003): A memória coletiva e a sua forma científica, a história, aplicam-se a dois tipos de materiais: os documentos e os monumentos. De fato, o que sobrevive não é o conjunto daquilo que existiu no passado, mas uma escolha efetuada quer pelas forças que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade, quer pelos que se dedicam à ciência do passado e do tempo que passa, os historiadores. Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do passado, e os documentos, escolha do historiador. LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5ª. Campinas, SP: UNICAMP, 2003, p. 535. A partir de sua leitura pode-se afirmar que:
Respostas
Tomando como base as informações fornecidas pelo texto de apoio à respeito das fontes históricas, podemos afirmar que a ampliação do conceito de documento resultou em uma maior número de fontes históricas possíveis de pesquisa para o historiador. A alternativa correta é a alternativa 3.
O que pode ser considerado uma fonte histórica?
As fontes históricas nos dão uma compreensão profunda dos fatos que aconteceram no passado, do ponto de vista das pessoas que viveram através delas.
Os historiadores que fazem pesquisas acadêmicas enfatizam o valor dessas fontes como uma forma de entrar em contato com um certo tempo histórico.
As fontes históricas podem incluir artefatos, monumentos, fontes literárias, pinturas, imagens, etc. Mesmo relíquias e ruínas antigas, de modo geral, são consideradas como sendo fontes históricas.
Completando com as alternativas...
Alternativa 1: A fonte imagética não existe, é uma imaginação coletiva.
Alternativa 2: O uso das fontes históricas nunca deixou de ser um documento escrito ou oficial.
Alternativa 3: Desde que o conceito de documento foi ampliado houve um enriquecimento quanto às fontes possíveis para um historiador.
Alternativa 4: Le Goff (2003) ao trabalhar com os conceitos de Documento e Monumento adentrou a história pela história, não valorizando o trabalho do historiador.
Alternativa 5: Os autores da História Nova não trabalham as questões de ampliação do conceito de documento escrito em seu sentido restrito, somente com documentos oficiais.
Aprenda mais sobre as fontes históricas em: https://brainly.com.br/tarefa/4238291
#SPJ4