[. ] As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21. 076, do então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral. Vargas chefiava o governo provisório desde o final de 1930, quando havia liderado um movimento civil-militar que depôs o presidente Washington Luís. Uma das bandeiras desse movimento (Revolução de 30) era a reforma eleitoral. O decreto também criou a Justiça Eleitoral e instituiu o voto secreto. Em 1933, houve eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, e as mulheres puderam votar e ser votadas pela primeira vez. A Constituinte elaborou uma nova Constituição, que entrou em vigor em 1934, consolidando o voto feminino – uma conquista do movimento feminista da época. [. ] De acordo com esse texto, o voto feminino no Brasil representou a aliança política entre grupos distintos. A queda da violência de gênero no país. O avanço na luta pela igualdade de gênero. O privilégio dado às mulheres brasileiras
Respostas
Resposta:
o avanço na luta pela igualdade de gênero.
Explicação:
O voto feminino foi uma conquista revolucionária, sendo reconhecida apenas no ano de 1932. Tornou-se portanto um avanço na luta pela igualdade de gênero sobretudo a partir de 1965, em que os votos tornaram-se equiparados aos homens.
Luta pelo voto feminino
As mulheres conquistaram o direito de voto em todo Brasil após a Constituição de 1934 entrar em vigor, no entanto o Rio Grande do Norte havia sido pioneiro no sentido de estabelecer uma lei estadual que garantia o voto.
O Código Eleitoral de 1932 estabelecia o sufrágio para as mulheres, podendo votar aquelas maiores de 21 anos e alfabetizadas. Somente após a Constituição de 1988, todas as mulheres incluindo aquelas sem alfabetização puderam exercer o direito de votar.
Para maiores informações sobre voto feminino, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/53276575
Bons estudos!
#SPJ2