Respostas
O período regencial foi marcado pela instabilidade política e governamental refletido nas diversas revoltas que ocorreram durante esse período. Dentre elas estavam:
- Cabanagem (1835-1840)
- Sabinada (1837-1838)
- Balaiada (1838-1841)
- Guerra dos Farrapos (1835-1845)
Cabanagem
A revolta chamada de "Cabanagem" aconteceu na província do Pará, que ficou marcada pela revolta dos mestiços, indígenas e negros contra a elite colonial, em razão das péssimas condições que viviam.
O movimento foi liderado pelos irmãos Vinagre, que junto da população, tomaram o poder da província, executando o atual presidente, e instaurando em Belém um governo popular.
As camadas populares reivindicavam melhores condições de vida e uma maior autonomia para a província. Entretanto suas reivindicações não foram atendidas, ocorrendo a forte repressão pelas forças governistas culminando no extermínio dos revoltosos e no fim do movimento.
Sabinada
A revolta chamada de "Sabinada" aconteceu na província da Bahia, liderada por um médico chamado Francisco Sabino, que sua intenção era instaurar uma república na província até a maioridade de Dom Pedro II.
Essa revolta aconteceu em decorrência da crise econômica que a Bahia estava presenciando, como a crise agrícola e a elevação das taxas tributárias.
Com ajuda dos setores médios e das camadas populares, Francisco Sabino instaura uma república na Bahia. Porém, a revolta não durou muito tempo e foi sufocada pelas forças regenciais com ajuda da elite baiana.
Balaiada
A revolta chamada de "Balaiada" aconteceu na província do Maranhão, e seu principal motivo foi a crise econômica que estavam passando.
Durante essa época, existiam dois grupos que existiam na província do Maranhão:
- Cabanos: representados pelos conservadores formados pela elite latifundiária e por comerciantes.
- Bem-te-vis: representados pelos liberais.
As camadas populares se revoltaram contra os privilégios que os cabanos possuíam, ao mesmo tempo que a tensão entre os cabanos e bem-te-vis aumentavam.
Houve a aproximação entre balaios -nome das camadas populares liderado por Anjos Ferreira, que produzia balaios- e bem-te-vis contra os cabanos que possuíam hegemonia política no Maranhão, principalmente depois da aprovação da "Lei dos Prefeitos".
O movimento chegou a tomar duas importantes cidade do Maranhão (Caxias e São Luís) mas foi perdendo forças em razão da falta de organização e comunicação entre os dois grupos revoltosos, sendo sufocado pelas tropas imperiais liderados por Luís Alves de Lima (passando a se tornar o Barão de Caxias).
Guerra dos Farrapos
A revolta chamada de "Guerra dos Farrapos" aconteceu na província do Rio Grande do Sul, tendo como principal motivo a insatisfação de grandes proprietários de terras em decorrência dos altos impostos sobre o charque gaúcho, o que tornava o charque platino mais acessível.
Os revoltosos reivindicavam a diminuição desses impostos, maior autonomia para a província e a adoção de uma política protecionista que dificultasse a entrada do charque platino no Brasil.
A revolta foi sufocada pelas tropas imperiais, porém os interesses dos revoltosos foram atendidos através do acordo "Paz de Poncho Verde", onde conseguiram:
- Anistia pela revolta;
- elevação de impostos sobre o charque platino;
- redução de impostos do charque gaúcho e para a província;
- e a adesão de alguns líderes da revolução no exército imperial.
Saiba mais sobre "Revoltas Regenciais" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19529490
#SPJ4