"[. ] julga, como Bacon, que o fim da filosofia é prático. Entretanto - diversamente de Bacon, que julgava fim da filosofia o conhecimento da natureza para dominá-la (fim econômico) - [. ] pensa que o fim da filosofa é essencialmente moral; quer dizer: a filosofia deve proporcionar uma norma racional para a vida do homem. [. ] exclui absolutamente as ideias e os princípios inatos. Todas as nossas ideias e os princípios que deles se formam, derivam da experiência; antes da experiência o espírito é como uma folha em branco, uma tábula rasa. " (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 322). De acordo com as informações de Padovani e Castagnola, assinale a alternativa que indica quem foi esse pensador que concebeu o sujeito como tábula rasa
Respostas
Pensando nas informações fornecidas nos textos de Padovani e Castagnola, podemos indicar que o pensador que concebeu o sujeito com sendo uma tabula rasa foi John Locke.
Qual é a teoria da tabula rasa?
A teoria da tabula rasa foi descrita em “Essays on the Human Understanding”, escrito pelo filósofo John Locke em 1690. Nesse livro, Locke propõe que todos os indivíduos nascem sem nenhuma informação (ou seja, a mente seria originalmente como uma "tabula rasa"), e que a sabedoria e o conhecimento, por exemplo, seriam ensinados através da experiência.
A teoria de Locke é a base de diversos importantes pensamentos filosóficos da modernidade. Muitos conceitos liberais que não se desenvolveram completamente até o Iluminismo francês no século XVII tiveram suas origens com essa teoria de Locke.
Aprenda mais sobre John Locke em: https://brainly.com.br/tarefa/26672644
#SPJ4