Para explicar o conceito de mediação segundo Vygotsky, uma formadora de professores partiu do seguinte caso: uma criança ao tentar colocar o dedo em uma vela lembrou-se da dor da queimadura quando o fez pela primeira vez. Podemos dizer que:
A) a criança não sente dor.
B) a lembrança da dor serviu para deixar a criança brava.
C) a lembrança da dor serviu como elo mediador.
D) a lembrança da dor serviu como zona de desenvolvimento proximal.
E) a lembrança da dor ocorreu de forma direta.
Respostas
Podemos concluir que ao colocar o dedo na vela a lembrança da dor foi o elo mediador, alternativa correta letra C.
Para Vygotsky o desenvolvimento da aprendizagem ocorre a partir de representações que são sobretudo reflexo das interações entre sujeito e ambiente.
Aprendizagem mediada
Nesta filosofia, o professor é um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. O professor pode estra representado na figura de um tutor, pai, mãe ou mesmo mestre. Ele é a figura facilitadora, por onde o conhecimento é apresentado ao indivíduo.
Ela parte da premissa de que boa parte das relações entre o indivíduo e suas ações / atitudes não ocorre diretamente. Para se beber a água, por exemplo, a pessoa utiliza um copo. Ao ameaçar correr, uma criança muda de ideia com o alerta da mãe - ou pela lembrança de uma queda. Em todos esses casos, existe um elo intermediário entre a pessoa e o mundo.
Tais conexões psicológicas distinguem o homem dos outros animais e são essenciais na aquisição de conhecimentos.
Aprenda mais sobre aprendizagem aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7658485
#SPJ1