• Matéria: Psicologia
  • Autor: rosanasatc
  • Perguntado 3 anos atrás

Agora, imagine a seguinte situação: você foi contratado (a) para trabalhar em uma empresa do ramo cosmético, uma grande empresa que conta com diversos setores. Você é responsável pela contratação e seleção, e foi destinado a encontrar alguém especializado em perfumaria. Porém, no meio do processo, seu gestor lhe disse que tem uma sobrinha que acabou de se formar em engenharia química, e que quer que essa sobrinha assuma o cargo. Ao entrevista a mulher você percebeu que ela não possui as aptidões necessárias para o preenchimento da vaga, pois não têm formação tão pouco experiência em perfumaria. Aguardar que ela realize cursos na área não é uma opção, pois o preenchimento da vaga é urgente. Além disso, para a execução das tarefas diárias é necessário um perfil de liderança, uma personalidade que exerça muito bem as funções de empreendedorismo e inovação, qualidades estas não identificadas nesta candidata.

Diante desse caso, o que você faria? Você contrataria essa pessoa mesmo ela não tendo as aptidões e a personalidade necessária? Você buscaria técnicas de mudança da personalidade? Você diria a seu superior que a candidata não é qualificada mesmo colocando o seu cargo em risco?


Anônimo: CHAMA NO
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****

➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖
gatodeluz96: CHAMA NO
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****

➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖

Respostas

respondido por: d4nieles
0

Seria correto expor as habilidades necessárias para assumir o cargo à candidata indicada e fazê-la entender, indiretamente, as funções complexas a serem assumidas caso fosse escolhida e que cada decisão tomada seria de grande importância para saúde da empresa.

O intuito seria tentar a convencer de que ela não está apta a assumir o cargo falando das atividades e rotinas e fazendo questionamentos de rotinas competentes ao cargo. No fim da entrevista, indagaria da seguinte forma:

Porque esse cargo deve ser seu? Com que você assemelha quando falamos das funções a serem desempenhadas? O que você faria se surgisse, no próximo mês, uma vaga na sua área de formação?

Após a indagação, a candidata mesmo que dê uma resposta tolerável, saberá que o cargo não pode ser assumido por ela e que ela deve buscar algo afim com seu currículo.

Ao gestor, se faz necessário dizer a verdade sobre o perfil da sobrinha e dizer de forma simpática e descontraída que após muita conversa a sobrinha não se demonstrou muito afim das funções pertinente a vaga e que teve um grande interesse na sua área.

É importante salientar ao superior que novas oportunidades devem surgir em breve na área de engenharia e que certamente ela assumiria a vaga.

respondido por: aavpm
0

Com base na descrição de cargo da vaga disponível para atuar na área de perfumaria, pode-se responder que:

  • 1) Não contrataria a sobrinha do gestor por não possuir especialização na área, nem experiência em liderança, pois conforme aos critérios de competências exigidos ela não possui os requisitos. Assim, em toda seleção deve-se buscar os requisitos obrigatórios e se não atingidos, mesmo que seja de alguém conhecido não se deve considerar.
  • 2) As técnicas de mudança de personalidade não são apropriadas para uma seleção, afinal o que se busca em uma seleção é o perfil do candidato que mais se aproxima do que a empresa deseja, por isso, não faz sentido falar em utilizar técnicas se o cargo exige competências já adquiridas.
  • 3) O feedback ao diretor deve ser transparente e em busca de transmitir que a indicação para este cargo não é o mais adequado com base nas exigências, mas que poderá ser observado novas oportunidades, já que como engenheira química pode apoiar no setor de inovação, por exemplo.

O papel ético do RH

É comum haver indicações nas vagas disponíveis da empresa, e, infelizmente, também existem imposições de gestores para contratar candidatos por amizade e não pelos critérios pré-estabelecidos na vaga.

É importante que o setor de RH (Recursos Humanos) tenha um papel ético na decisão dos colaboradores, deixando visível para os diretores que a má escolha de candidato pode trazer consequências negativas para o negócio.

Por isso, todos os candidatos devem avaliados com base em critérios que podem ser estabelecidos junto com a diretoria, para que haja sinergia com a cultura da empresa e os critérios da vaga.

Saiba mais sobre entrevista de emprego e recrutamento: https://brainly.com.br/tarefa/27947367, https://brainly.com.br/tarefa/52172143

#SPJ2

Perguntas similares