Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma "aptidão", uma "capacidade" que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potência que poderia resultar disso, e faz dela uma relação de sujeição estrita. (FOUCAULT, 1987, p. 119). FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987. No trecho acima, Foucault faz uma crítica que permeia todo seu estudo do Vigiar e punir. Assinale a alternativa o que está sendo criticado por ele nessa obra. Selecione uma alternativa: a) A dialética. B) A disciplina. C) A maiêutica. D) A filosofia. E) A política
Respostas
Sua crítica em seu trabalho sobre a questão do foco na disciplina, isso pode ser visto a partir da frase "relação de submissão estrita" (B).
A definição de educação de Foucault
Foucault define os mecanismos disciplinares nas escolas como um conjunto de discursos, normas e rotinas que formam a maneira pela qual campos afins nas escolas se tornam mecanismos que regulam seus próprios sistemas de trabalho.
A forma de supervisão hierárquica pode ser percebida a partir da forma do prédio escolar que é feito como uma prisão, colocando um campo no meio do prédio escolar. Esta forma de construção escolar é conhecida como o panóptico. Isso visa facilitar a supervisão dos alunos durante o processo de aprendizagem na escola.
Saiba mais sobre a educação segundo Foucault: https://brainly.com.br/tarefa/24236851
#SPJ4