São estabelecidos fortes vínculos por Hannah Arendt entre o indivíduo e a sociedade. Sua compreensão da liberdade também são percebidas quando focamos em outra aptidão humana, a responsabilidade. A renúncia ao processo individual de pensar, ou a tentativa de se tornar irresponsável por um juízo crítico – "Quem sou eu para julgar?", "Se fazem assim é porque deve estar certo. " – acaba por negar a própria condição de pessoa dos seres humanos. Arendt, em linha com esta afirmação da autonomia no exercício do pensar, critica a ideia de responsabilidade coletiva – "É porque todo mundo faz desse jeito" - , já que a responsabilização coletiva impede que cada um assuma sua responsabilidade individual. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - O exercício da liberdade está vinculado ao consumo desenfreado e ao acúmulo de riquezas, além do usufruto do livre arbítrio. PORQUE II - O homem exerce seu trabalho de forma exaustiva e individualista, levando-o a insatisfação pessoal constante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Respostas
Tanto a liberdade quanto o trabalho são temas relacionados à vida em sociedade. Por esse motivo, o gabarito é dado pela letra D.
Letra D: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Liberdade e trabalho
De um lado, a liberdade é um Direito Humano que deve ser garantido a todos os seres humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) diz que todo ser humano nasce livre.
Por outro lado, o trabalho é um elemento fundamental para a efetivação da dignidade humana. Isso ocorre porque, na realidade, o trabalho (nas mais variadas atividades econômicas) promove a renda necessária para o indivíduo comer, ter uma moradia e se vestir de modo decente.
Aprenda mais sobre o tema Sociologia em: https://brainly.com.br/tarefa/8418680
#SPJ4
Resposta:
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
Corrigido pela AVA