Segundo a teoria positivista de Auguste Comte a humanidade legitimou a dominação de diferentes modos ao longo da história; isso porque a humanidade evolui através de diferentes graus de desenvolvimento da razão e da ciência; itens diretamente relacionados com a forma de organizar o Estado. Tendo isso em vista, classifique as afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F): ( ) A humanidade passou por uma etapa onde o poder tinha bases teológicas. ( ) A humanidade passou por uma etapa onde o poder tinha bases metafísicas. ( ) A humanidade passou por uma etapa onde o poder tinha bases metapolíticas. ( ) A humanidade passou por uma etapa onde o poder tinha bases teosóficas. ( ) A humanidade passou por uma etapa onde o poder tinha bases teóricas
Respostas
Resposta:
Explicação:
lentra D
Dados os conceitos relacionados ao Positivismo de Augusto Comte, é correto afirmar a seguinte sequência:
V V F F V
Sobre o positivismo de Augusto Comte
O positivismo de Augusto Comte defendia a existência da razão e da ciência como fundamento da vida humana e pregava uma atitude centrada no conhecimento positivo, concreto e objetivo da realidade. Comte defendia uma perspectiva científica para o pensamento filosófico, enfatizando a absoluta necessidade de usar a Razão como ponto de partida para qualquer campo do conhecimento.
Comte também aplicou suas ideias ao estudo da sociedade. Ele foi o primeiro a usar a palavra sociologia em 1839 em seu curso de filosofia ativo. Comte defende a ideia de que só são válidas as análises da sociedade realizadas com espírito científico, ou seja, objetivamente falando e sem objetivos predeterminados.
O estudo das relações humanas deve formar uma nova ciência, chamada sociologia. Segundo Comte, a sociologia é a ciência suprema, superior a toda filosofia e religião. "A partir dela tudo começa e com ela tudo diminui", disse ele.
A lei dos três estados de Comte (ou lei universal) sustenta que a sociedade passa por três estágios de progresso em sua busca da verdade:
- O estágio teológico (no qual tudo está ligado a Deus e à Vontade Divina), usado para explicar os fenômenos);
- O estágio da metafísica (o período humanista pós-iluminista, em que as explicações são dadas por meio de abstrações de mau gosto);
- O estágio ativo (o estágio científico final, no qual os fenômenos do mundo são explicados por explicações científicas, baseadas em observações, experimentos e comparações).
Comte acreditava que a metafísica e a teologia deveriam ser substituídas por uma hierarquia das ciências: a matemática seria a base e a sociologia o pináculo.
Saiba mais sobre o positivismo de Comte em:
https://brainly.com.br/tarefa/1617839
#SPJ4